Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Uergs confirma corte de gastos, mas descarta fechamento de unidade de Soledade

por Nayam Franco

Reuniões estão sendo feitas para discutir corte de gastos e não fechamento de unidades

A Diretoria Regional da Uergs confirmou que haverá um corte de gastos na região, entretanto, descartou a possibilidade do fechamento da unidade de Soledade nesta sexta-feira, 16/12, para a equipe da Rádio Cristal.

As afirmações são do professor Fabrício Soares, diretor do Campus Regional III e compreende as áreas de abrangência dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Alto Jacuí, Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Nordeste, Norte e Produção.

Soares destacou que reuniões estão sendo feitas em virtude das dificuldades financeiras que todos os órgãos vem passando, inclusive, a Uergs está com os investimentos congelados há 2 anos, no entanto, os encontros definiriam um possível corte de gastos e não fechamento de unidade.

Para Daniela Lara, professora diretora da Unidade da Uergs Soledade, boatos como este podem atrapalhar a vinda dos quarenta alunos aos quais são oferecidas vagas para o curso de Gestão Ambiental.

Desde 2013 em Soledade, a Uergs conta somente com o curso de Gestão Ambiental, no entanto, movimenta alunos de toda a região para as aulas na unidade que fica anexa à escola João Alcides Gradaschi, o Ciep.

Fabrício disse que pode ter sido uma má colocação, ou até mesmo, um mal entendimento daqueles que ouviram na Rádio Cristal o vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti, falar de reuniões que estariam acontecendo com o propósito de fechar a unidade de Soledade.

Entenda o caso

O vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti do PSB em entrevista à Rádio Cristal na segunda-feira, 12/12, alertou para uma possibilidade de fechamento da unidade da Uergs em Soledade.

Ainda segundo o vice-prefeito, a medida seria tomada em virtude de cortes na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul que há três anos atua em Soledade.

"A Uergs é uma forte candidata a diminuir os campus (unidades) e cabe a nós, da região do Alto da Serra do Botucaraí nos mobilizarmos para evitar que isso aconteça, pois é um momento bastante difícil", destacou o atual vice-prefeito.

Segundo ele, se não houver pressão política será difícil manter a unidade da Uergs ativa em Soledade

De acordo com o que foi informado por Coletti, reuniões estão acontecendo para definir o futuro da unidade com lideranças da região e para que não se confirme no fechamento.

Uergs em Soledade

Com um total de investimento para a instalação da Unidade é de quase R$ 2 milhões, a Uergs atua desde 2013 em Soledade.

O processo de instalação foi muito pleiteado e até mesmo a criação de um movimento "Pró-Uergs" foi necessário e tornou possível a vinda da unidade pra Soledade.

Operando no bairro Botucaraí em anexo a Escola João Alcides Gradaschi, o Ciep, a Uergs trabalha com o curso de Gestão Ambiental e conta com diversas turmas com mais de 100 alunos

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais