Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Pastorais do Colégio Gabriel Taborin promovem formação humana, espiritualidade e ações solidárias

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Colégio Gabriel Taborin

Além das atividades pedagógicas, o Colégio Gabriel Taborin de Marau, integrante da Rede Safa (Sagrada Família), mantém uma estrutura de pastorais voltada à formação humana, espiritual e social de estudantes e famílias. Coordenados pelo professor Josué Frizon, os grupos atendem diferentes faixas etárias até pais e familiares, promovendo encontros, campanhas solidárias e ações de voluntariado.

Atualmente, a pastoral do educandário é formada por cinco grupos. As atividades envolvem crianças do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, estudantes dos anos seguintes, jovens do oitavo ano  e do Ensino Médio e integrantes da Pastoral Familiar. Os encontros ocorrem semanalmente, com exceção do grupo de famílias, que participa de atividades em datas específicas. Segundo Frizon, a proposta está ligada à missão da Rede Safa, presente em diversos países. “Nosso principal objetivo é levar o legado de Gabriel Taborin e atualizar esse carisma nas comunidades onde estamos inseridos”, explica.

Ao longo do ano, os grupos desenvolvem campanhas voltadas ao apoio de famílias e instituições. Entre as iniciativas estão arrecadações de doces na Páscoa, campanhas de alimentos e donativos no período natalino, além da chamada “Latinha do Bem”, ação que já destinou recursos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e para projetos educacionais mantidos pelos Irmãos da Sagrada Família em outros países. "No no Timor-Leste, auxiliamos na construção de uma escola para crianças que ainda não tinham onde estudar”, destacou.

Outra atividade prevista para este ano é a participação de representantes do grupo na Missão Jovem da Rede Safa, que vai acontecer em Brasília, no mês de setembro. O encontro reúne estudantes das unidades da rede no Brasil em momentos de espiritualidade, convivência e voluntariado. Conforme Josué Frizon, a experiência proporciona contato com diferentes realidades sociais e fortalece a formação dos participantes. “É uma grande experiência que agrega muito na formação espiritual e humana dos nossos jovens e adolescentes”, destaca.

As inscrições para os grupos pastorais são abertas no início de cada ano letivo e também no começo do segundo semestre. Além dos estudantes do colégio, algumas vagas são disponibilizadas para crianças e jovens da comunidade que desejem participar das atividades. Informações podem ser obtidas junto à secretaria do Colégio Gabriel Taborin.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais