Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Professores do Colégio São Luiz Gonzaga decidem encerrar a greve

por Davi Trintinaglia

Foram cerca de 30 dias desse movimento

Foto: Dirceu Tedesco/Rádio Veranense

Os professores que estavam em greve no Colégio São Luiz Gonzaga, de Veranópolis, retomaram as aulas nesta segunda-feira, 13 de junho. Foram cerca de 30 dias de manifestação.

Confira abaixo uma publicação nas redes sociais:

"Em reunião, nós professores grevistas, decidimos voltar às aulas nesta segunda-feira. Contabilizamos 30 dias de greve e esta condição compromete o fechamento do ano letivo. Este fato forçará, ao nosso ver, a negociação do governo, com professores e alunos, por uma educação de melhor qualidade.
Além do grande período de paralisação, outras razões nos movem ao retorno das aulas.
Temos em vista que a região do 12° Núcleo do Cpers, (que abrange 65 escola e cerca de 2400 docentes), na última semana, encontra-se com apenas 8 grevistas. Entendemos que é difícil manter uma luta justa frente à apatia geral da categoria. A falta de apoio certamente é a causa mais forte de nosso retorno às aulas. Não obstante, observamos que no estado, as mobilizações com alunos e professores se intensificam. Neste sentido, decidimos manter nosso apoio à greve através de atividades pontuais. Talvez (acreditamos) mobilizações específicas consigam agregar mais apoio por parte de nossos colegas e da comunidade veranense.

Nas últimas semanas, a união de professores, pais e estudantes têm demonstrado a força e a justiça dessa luta, em nosso estado. As ocupações ao lado da greve moveram o governo ao diálogo e há algumas sinalizações tais como: o pagamento em uma parcela do 13° de 2015; a liberação de verbas para a autonomia escolar e para reformas urgentes de determinadas escolas. A negociação ainda é insipiente, mas estes fatos são resultado da pressão gerada pelas mobilizações. Por fim, queremos registrar que os 30 dias de greve foram possíveis porque tivemos o apoio de muitos dos nossos alunos.

Nos orgulhamos daqueles que estiveram e estão ao nosso lado, não apenas com palavras, mas com ações! Obrigada por demonstrarem que valorizam sua escola e seus professores. É também por nossos alunos que vamos voltar. A luta justa também se dá formalmente, nas aulas. Reafirmam os que a greve do São Luiz terminou, mas a luta, as mobilizações e as reivindicações continuarão em apoio ao movimento em âmbito estadual. Obrigada pela compreensão."

No momento em que iniciou a greve, foram mais de cinco professores que aderiram ao movimento. Os demais professores seguiram desenvolvendo suas atividades normalmente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais