Escola Ceclea realiza Feira "Jovens que Pensam" no dia 19 de agosto
Baixar ÁudioOs estudantes vão criar seus próprios produtos ou serviços, realizando desde a pesquisa de mercado, cálculo de custos e captação de recursos
A Escola Ceclea prepara para o dia 19 de agosto, a partir das 17 horas, a Feira "Jovens que Pensam", evento que reúne alunos do nono ano ao terceiro ano do ensino médio em uma experiência prática de criação e gestão de negócios. A iniciativa faz parte da disciplina de Projeto de Vida, sob coordenação da professora Ana Maria Pasquali, com apoio da diretora Luiza Helena de Oliveira Pertille. Os estudantes vão criar seus próprios produtos ou serviços, realizando desde a pesquisa de mercado, cálculo de custos e captação de recursos, até a elaboração de marketing e estratégias de venda, tudo de forma independente. A comunidade em geral está convidada a visitar, conhecer os projetos e apoiar os alunos.
O projeto tem como objetivo principal desenvolver a visão de empreendedorismo e a responsabilidade entre os jovens, mostrando na prática os desafios e as etapas necessárias para construir um empreendimento. Os alunos calculam preços, estimam quantidades a vender e projetam lucro, exercitando também a educação financeira e a noção de responsabilidade. Cada turma se organiza em grupos ou de forma conjunta, definindo produtos, organizando a logística e criando estratégias de divulgação, inclusive com materiais de propaganda desenvolvidos por eles mesmos.
A diretora Luiza Helena destaca que a escola busca constantemente inovar e trabalhar, além dos conteúdos tradicionais, as habilidades socioemocionais como empatia, cooperação e convivência. A professora Ana Maria ressalta que o aprendizado vai além da sala de aula, pois os alunos aprendem a gerenciar recursos, a cumprir compromissos e a entender o valor do trabalho coletivo. O evento é aberto ao público e a presença das famílias é especialmente incentivada como forma de valorização e incentivo aos estudantes.
Comentários