Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Prefeitura expõe números dos atendimentos a crianças nas escolas de educação infantil

por Vania Cassol
Foto: Vânia Cassol / Divulgação

A informação de que a prefeitura estaria atrasando os pagamentos às escolas de educação infantil de Caxias do Sul levantou preocupação na comunidade. A notícia do jornal Pioneiro desta terça, 5/10, levou a administração municipal a chamar uma entrevista coletiva e expor as dificuldades ao mesmo tempo denunciar a falta de critério da justiça para conceder vagas, desconsiderando situações como a vulnerabilidade social. De acordo com o prefeito Alceu Barbosa Velho, o atraso nos pagamentos é somente para as vagas conquistadas por via judicial, considerando que este recurso não estava previsto no orçamento do município.

Durante sua exposição o Secretário da Educação, Agenor Basso, denunciou alguns pedidos de vagas por parte de pessoas que não teriam necessidade, como o engenheiro de uma grande empresa caxiense que tem renumeração de R$ 20 mil mensais, empresários que moram fora de Caxias e até um vice-presidente de uma entidade empresarial de Caxias. Os nomes não foram divulgados. Os dados apontam que o município duplicou o número de crianças atendidas, passando de cerca de cinco para dez mil, sendo que ainda cinco mil estão na fila de espera. Alceu Barbosa Velho destaca que o projeto de construção de oito novas escolas não foi executado porque o governo federal não cumpriu o convênio assumido com a administração. O prefeito também relatou a movimentação de pessoas que ele chama de “espertalhões”, induzindo pais a tirarem crianças de escolas particulares.

Conforme Alceu atualmente à concessão algumas vagas de meio turno, porém os recursos em segunda instância têm exigido o pagamento integral da vaga.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais