Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

“Valorizar e ouvir os profissionais da educação” comenta nova titular da 4ª CRE sobre forma de trabalho

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Viviane Devalle destaca que principal desafio é conhecer a estrutura da coordenadoria

Foto: EBC/Divulgação

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) possui uma nova titular, a partir da próxima segunda-feira (09/09). Viviani Devalle assume a direção do órgão, que é responsável por escolas estaduais de 14 municípios da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, Gramado e Antônio Prado. No momento, a coordenadora realiza um curso de formação, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Viviani possui experiência na área da educação. Uns dos exemplos é que ela foi professora no âmbito municipal e geriu a Secretaria Municipal da Educação da cidade de Itá, em Santa Catarina, onde residia.  A nova coordenadora conta que pretende trazer de seu antigo trabalho uma maior valorização e escuta às demandas dos professores, além de implementar projetos existentes na rede de educação de onde atuava. “Nessa implementação dos projetos, claro que veremos a realidade de cada escola, da vivência de cada uma. Mas, queremos contribuir com alguns programas, como um bastante famoso na cidade em que atuava: o Festival Escolar da Canção.”, ressaltou.

Método de trabalho

A nova titular vai lidar com uma coordenadoria que atende 119 escolas estaduais da região, contando com mais de 50 mil alunos. A maior parte dos estudantes está em Caxias do Sul, o que representa 59,6% da classe escolar. Viviani também vai trabalhar com 2.733 profissionais da educação, entre professores e pessoas com cargos técnicos.  Para gerir esse grande número, ela destaca que vai procurar visitar as escolas, manter contato com a comunidade escolar e ser ponte com os diretores. “Nesse primeiro momento, quero conhecer toda a equipe da 4ª CRE, saber todos os programas do Estado, conhecer o que ocorre na parte administrativa e pedagógica, a fim de, posteriormente, contribuir com minhas ideias.”, ressaltou.

Maior desafio

A coordenadora ainda comentou que o principal desafio, no primeiro momento, é conhecer a estrutura da educação estadual, uma vez que morava fora do Rio Grande do Sul. “Meu principal desafio, neste momento, é conhecer a realidade local, uma vez que é muito difícil planejar ações sem conhecer a estrutura da coordenadoria. Ouvir as demandas do setor educacional é outra coisa que pretendo fazer.”, detalhou.

Viviani assumiu o cargo por meio do programa “Qualifica RS”, realizado pelo Governo do Estado, que escolhe novos gestores para o poder público estadual mediante critérios técnicos. A nova titular passou por processos de avaliações até chegar ao final da seleção junto a quatro candidatos, que puderam selecionar duas coordenadorias para trabalhar. Como segunda opção, ela procurou a sede em Caxias do Sul.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais