Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

UCS oferta curso de Introdução a Projetos de Aeronaves

por Ivan Sgarabotto

O curso vai ocorrer entre os dias 10 e 12 de julho

Alunos dos cursos de Engenharias e interessados em conhecer os conceitos fundamentais da Engenharia Aeronáutica têm a oportunidade de participar, de 10 a 12 de julho, do curso de extensão “Introdução a Projetos de Aeronaves”, promovido pela Universidade de Caxias do Sul juntamente com a equipe SAE Aerodesign Aerosul.

Esse curso será ministrado pelo professor Luiz Eduardo Miranda, engenheiro mecânico com ênfase em Automobilística, com Mestrado em Ciência na área de Dinâmica de Sistemas e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No programa do curso consta: Conceitos Fundamentais, Fundamentos de Aerodinâmica, Grupo Motopropulsor, Análise de Desempenho, Análise de Estabilidade Estática e Análise Estrutural.

Informações pelo site www.ucs.br, no link Extensão.

Aerodesign

Na UCS, o projeto Aerodesign surgiu em 2007 por meio de um grupo de acadêmicos dos cursos de Engenharia – Mecânica, Química, Elétrica, Civil, Controle e Automação – movidos, segundo o coordenador, professor Valter Grison, “pelos sentimentos de liberdade, autonomia, criatividade, pró-atividade e reconhecimento. Esse grupo iniciou a discussão para projetar, construir e competir com um veículo aéreo não tripulável, uma aeronave elaborada anualmente de acordo com as especificidades técnicas de regulamentos de competições”.

Desde março, a partir da disponibilização do regulamento 2015 por parte da comissão da competição nacional SAE Aerodesign, os integrantes do Projeto Aerodesign na UCS – denominada Aerosul – desenvolvem o projeto da aeronave 2015. O professor Vagner explica que também neste semestre estão sendo concluídos quatro trabalhos de conclusão de curso (TCCs) relacionados ao projeto Aerodesign. No final deste mês deverá ser concluído o projeto da aeronave, que será construída entre agosto e setembro, visando as competições em outubro.

O Projeto Aerodesign é apenas um dos programas estudantis voltados aos acadêmicos de todo o mundo, onde através da SAE Internacional e da SAE Brasil (associação mundial de profissionais engenheiros e especialistas técnicos com interesses em setores aeroespaciais, automotivos e veículos comerciais) há o envolvimento das equipes que buscam aprender, a qualificar e a solucionar questões voltadas às necessidades de setores específicos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais