Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

“Queremos ser a melhor Universidade comunitária do RS”, afirma Gelson Leonardo Rech ao ser empossado reitor da UCS

por Clayton Camargo

Ao lado de Asdrubal Falavigna, vice-reitor, ele assumiu o cargo em sessão solene na segunda-feira, dia 2 de maio

Foto: Leandro Araújo/Foto Itália/Especial UCS

Em sessão solene do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS e do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul – Consuni, nesta segunda-feira, 2 de maio, foi realizada a transmissão dos cargos de reitor da UCS, ao professor Gelson Leonardo Rech, e de vice-reitor, para o professor Asdrubal Falavigna, para o mandato 2022-2026. Eleitos pelo Conselho Diretor da FUCS em janeiro, eles substituem nas funções o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli (2014-2022). 

A cerimônia, no UCS Teatro, com transmissão on-line, reuniu autoridades e lideranças universitárias, políticas e comunitárias.

O ato acadêmico de posse celebra a instituição universitária por meio do ritual acadêmico, manifestação simbólica partilhada da essência do que a Universidade representa e significa para todos. Sua importância relaciona-se à relevância do papel que a Universidade desempenha na sociedade, na qualidade de sede do conhecimento, como foi historicamente constituída. Ao conferir os cargos, FUCS e Consuni reafirmam a liderança intelectual, científica e cultural dos que assumem a Reitoria, para presidir os conselhos da Universidade e conduzir a comunidade acadêmica a realizar os fins da Instituição.

A solenidade teve a troca das vestes talares, que simboliza a transmissão do cargo de reitor – o empossado passa a usar o barrete e a pelerine na cor branca, o que retrata a união de todos os conhecimentos e todas as cores, que simbolizam cada área do conhecimento. A toga preta, usada por todos os membros da academia, decorre de tradições seculares instituídas pelas primeiras universidades do mundo.

Novos reitor e vice-reitor, em agradecimento à dedicação na gestão 2014-2022, entregaram aos professores Evaldo Antonio Kuiava e Odacir Deonisio Graciolli a escultura da série Pombas, produzida pelo escultor gaúcho João Bez Batti especialmente para a UCS e que desde 2008 configura-se em presente conferido pela instituição em ocasiões comemorativas ou solenes.

A cerimônia seguiu-se de confraternização no Restaurante Universitário.

O professor Evaldo Antonio Kuiava, em seu discurso de despedida da Reitoria, destacou a complexidade com que se depara a busca pela solução dos desafios da atualidade, para além dos recursos da ciência. “Assim como o humano e a natureza, uma universidade é multidimensional, é um corpo vivo, com dimensões não administráveis no sentido de que se possa dominar e controlar. Embora seja possível gerenciar com êxito, visando certa unidade na diversidade, existem dimensões no mundo acadêmico que transcendem a realidade concreta e são irredutíveis a esquemas, teorias e práticas de gestão vigentes no mundo atual”.

Kuiava reforçou que compete à Universidade ser a guardiã de todos os saberes. “Temos a convicção de que o presente e o futuro se constroem com o conhecimento integrado em todas as áreas. Viver uma universidade será sempre um encontro de perguntas e respostas para as grandes e múltiplas questões da vida. De fato, o produto principal é o conhecimento, produto e fruto da pesquisa, do pensamento crítico e reflexivo.”

O agora ex-reitor rememorou conquistas, evoluções, desafios e números dos oito anos de sua equipe de gestão à frente da Reitoria com perspectiva humana, ética e cidadã de administrar, tendo como elemento norteador a educação de qualidade e o enfoque na sabedoria prática.

Agradeceu à sua equipe, especialmente ao professor Odacir Graciolli, enquanto seu vice-reitor, professores, alunos, funcionários e amigos, colaboradores, comunidade caxiense e regional, entidades e a todos que se juntaram à caminhada. “Deixamos a gestão certos de que buscamos, a cada dia, contribuir para uma sociedade mais justa e desenvolvida”, concluiu, reforçando o compromisso com a educação e com a UCS.

O novo reitor, professor Gelson Leonardo Rech, definiu que, com honra, emoção e elevado senso de responsabilidade inicia, junto ao vice-reitor Asdrubal Falavigna, o desafio de estar à frente da gestão de uma das mais importantes instituições criadas pela cultura humana: a universidade. “Particularmente, sinto-me honrado e provocado a dar o máximo a essa Instituição, a UCS, que tanto quero bem. Com certeza trata-se do maior desafio de minha vida acadêmica e profissional”.

Ao compartilhar elementos de sua formação pessoal e profissional, disse entender-se como “um professor e um gestor”, com formação plural. “Penso que no papel da liderança, acadêmica, especialmente, é fundamental valorizar as pessoas e apontar o caminho. A UCS é uma Instituição séria, grandiosa, os nove reitores que me antecederam sempre zelaram para que fosse uma casa do saber, uma casa da ciência, da arte, da cultura, e a posicionaram como elemento desenvolvedor da sociedade”, afirmou, exaltando ainda a visão dos fundadores da UCS.

No contexto da inovação, anunciou que será realizado o maior investimento da história da UCS, com a destinação de mais de cem milhões de reais para a ampliação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS e de todo o ecossistema de inovação tecnológica, social, cultural e da área da Saúde, aporte autorizado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul com recursos provenientes da Finep. “Os membros da equipe da reitoria que tomam posse hoje compartilham e cultivam valores como o compromisso com a ciência e com a educação, a pesquisa, a inovação, o trabalho, a responsabilidade e o respeito às pessoas”, avaliou, em cerimônia que marca o início do trabalho do grupo para catapultar as possibilidades que uma universidade pode operar.

“Queremos ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Queremos nos constituir como liderança na promoção do conhecimento com uma forte política de cooperação internacional e de integração social, no horizonte da excelência acadêmica.”

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, conduziu a sessão solene e destacou o caminho desenvolvido até aqui e também as metas que se impõem à Universidade para o futuro.

“Sabemos que o desafio do Ensino Superior terá novos desdobramentos, mas a vivência da última gestão nos permite vislumbrar um futuro com mais tranquilidade e com potencial de alcançar novas conquistas, especialmente, no campo da inovação. A inovação é certamente o grande passo dado na gestão e também um dos maiores desafios da contemporaneidade. Ao mesmo tempo que credencia uma Universidade a seguir em movimento, permite que apresente diferenciais à sociedade, o que possibilita ao conjunto da comunidade avançar”, discursou, pouco antes de fazer o encerramento da sessão solene.

Em seu primeiro ato, o reitor Gelson Leonardo Rech nomeou e deu posse aos demais integrantes da Gestão da Reitoria da UCS: 

 

  • Pró-Reitora de Graduação (antes denominada Acadêmica), professora Flávia Costa (que dá continuidade à atuação no cargo)
  • Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon
  • Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin
  • Sub-Reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Fabiano Larentis
  • Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu
  • Diretor de Relações Institucionais (área criada pela nova gestão), professor Givanildo Garlet

O reitor Gelson Leonardo Rech também tornou públicas, em seu discurso, as novas diretrizes que passam a integrar o planejamento institucional para os próximos quatro anos; são elas:

 

  • Valorização das pessoas
  • Inserção nacional e internacional
  • Excelência Acadêmica 
  • Sustentabilidade social, econômica e ambiental
  • Foco na pesquisa e inovação
  • Transformação digital
  • Gestão e Compliance

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais