Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Setor moveleiro fez 50% menos vendas em dezembro de 2021

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Novo presidente do sindicato, Valterez Ferreira da Silva apresentou os dados relativos às empresas de Lagoa Vermelha

As vendas de móveis promovidas pelas empresas fabricantes desse setor em Lagoa Vermelha tiveram redução de 50% em dezembro de 2021, quando realizada a comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados pelo novo presidente do Sicom (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário), Valterez Ferreira da Silva, em entrevista à Tua Rádio Cacique.

O gestor lembra que o mercado tem sofrido variações constantes desde o início da pandemia de Covi-19. De acordo com ele, as empresas lagoenses tiveram redução no fluxo de caixa nos meses de março e abril de 2020, quando os pagamentos de dívidas chegaram a 10% do que se tinha antes. Logo depois, com os depósitos do Auxílio Emergencial, por parte do governo federal, as pessoas voltaram a consumir produtos do setor moveleiro e os resultados foram positivos.

Ferreira da Silva explicou que a “ressaca” depois do bom momento é algo esperado, mas demonstrou incerteza sobre a duração do fenômeno. “A dúvida nossa é de quanto tempo esse período vai durar, quanto tempo as pessoas vão investir em outras coisas e não em móveis”.

Atualmente 30% de toda a produção do município é exportada, por isso as vendas em Lagoa Vermelha também são impactadas pelo preço do Dólar, que atinge patamares elevados em ralação ao Real. Com o preço alto da moeda americana, países como o Chile, Uruguai e Peru se tornaram os principais compradores das empresas lagoenses. As viagens marítimas para importar produtos da China se tornaram caras para as nações vizinhas.

Na busca pela retomada do lucro, o presidente do Sincom pretende incentivar a diversificação da produção no município, que é focada em móveis populares. De acordo com Valterez, o investimento em designer e na mão de obra qualificada, com foco em outras linhas, pode gerar mais ganho para empresários e trabalhadores.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais