Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Santa Maria prepara Feira de Economia Solidária da América Latina

por José Theodoro

Evento acontece de sete a nove de julho Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

O artesanato é uma das atrações da feira
Foto: Divulgação

Acontece de 07 a 09 de julho em Santa Maria, 24ª Edição da Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP) e a 13ª Edição da Feira Latino Americana de Economia Solidária (Feira de EcoSol). O evento acontece no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Trata-se do maior evento de economia solidária da América latina.  A Feira de Santa Maria é um grande braço do Fórum Social Mundial (FSM) coordenado pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira Regional/RS Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Fóruns com os Empreendimentos de Economia Solidária. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, Democracia e Autogestão.

Juntamente com a Feira acontecem Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, Momentos Culturais, Shows, Levante da Juventude e muitas atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária,  Agricultura Familiar, articulação com os consumidores/as e Entidades parceiras e apoiadoras.

Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário e as Trocas Solidárias com a Moeda Social e muitas atividades de Formação e Interação. 

Na Feira não há consumo de cigarros. A água não é comercializada, pois a Água é um Bem Universal e um Patrimômio da Humanidade. Durante a Feira não há comercialização de refrigerantes. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta. É um Evento que vale a pena. Ela vale mais do que um curso. Ela trabalha com a teoria e a prática articulando o campo e a cidade e as diferentes Culturas e Etnias 

Segundos os organizadores, na Economia Solidária, outra economia acontece e a Feira de Santa Maria é uma experiência aprendente e ensinante, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores, fortalecendo o Modelo de Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania, fomenta Políticas Públicas, a Inclusão Social e Cidadania com a ‘’Transformação pela Solidariedade’’. A Feira de Santa Maria, como Experiência Aprendente e Ensinante, já inspirou muitas Feiras de Economia Solidária no Brasil e na América Latina. São Processos participativos e multiplicadores das Tecnologias Sociais.

EVENTOS DE 2017

24ª FEICOOP - Feira Internacional do Cooperativismo

13ª Feira de EcoSol - Feira Latino Americana de Economia Solidária

17ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar

13º Seminário Latino Americano de Economia Solidária

13ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social

13º Acampamento do Levante Popular da Juventude

História

Desde 1994, realiza-se em Santa Maria este grande Evento, da Feira Internacional de Economia Solidária, que completará em 2017 completará a sua 24ª Edição e a 13ª Edição da Feira Internacional de EcoSol. A partir de 1998 a Feira tomou cunho Estadual, e em 2000 tornou a Feira Nacional e desde 2005, a Feira do Mercosul. A partir de 2007 a Feira tomou um cunho Latino Americano de grande articulação, também com os outros Continentes 

A Feira de Santa Maria, faz parte do Programa e Calendário Nacional de Feiras. As Feiras em Rede, são coordenadas pela SENAES/MTE, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), bem como os Fóruns Estaduais e Regionais. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária e as Políticas Públicas do Brasil em articulação com o Poder Público, Organizações, Entidades Parceiras e os Empreendimentos Solidários.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais