Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Procon Caxias do Sul alerta consumidores para a nova lei que permite a diferenciação de preços

por Ivan Sgarabotto

Agora, os comerciantes têm autorização legal para adotar essa prática nos preços de bens e serviços

Foto: Daniel Bianchi

A partir desta terça-feira, 27, os comerciantes têm autorização legal para praticar a diferenciação de preços de bens e serviços, a depender da condição de pagamento e o prazo escolhido pelo consumidor. A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer na segunda-feira (26/06) e tem origem na Medida Provisória 764/2016, ainda datada de dezembro do ano passado.

Na prática, caso o cliente opte por pagar em dinheiro, poderá ter um desconto, já que não existem as despesas administrativas que são cobradas quando os pagamentos são efetuados com cartões de crédito, débito, boleto ou cheque, por exemplo.

Confira o previsto na nova lei:

  • formas de pagamento: de acordo com a nova lei qualquer modalidade de pagamento (dinheiro, boleto, cheque, cartão de débito, crédito, outros) pode estar sujeita à diferenciação de preços, devendo ser informado o preço à vista na etiqueta;

  • desconto: o fornecedor não é obrigado a oferecer desconto, afinal a lei apenas autoriza a diferenciação. O estabelecimento pode determinar o desconto para alguns produtos/ serviços, desde que adequadamente informado ao consumidor;

  • informação do desconto (quando houver): em local e formato visível ao consumidor (condições gerais da comercialização) ou diretamente na etiqueta do produto/serviço.

Independentemente dessa nova decisão, o Procon Caxias do Sul, de forma inédita, vem patrocinando reuniões setoriais para amadurecimento de temas pendentes de longa data, como ocorre com a questão dos preços. O objetivo é construir entendimentos comuns a serem adotados pelos vários segmentos do mercado de forma padronizada, de modo a favorecer o consumidor a partir de informações mais seguras.

Nesse sentido, foram realizadas duas reuniões no mês de junho com membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Sindicato do Comércio Varejista e Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros) e consumidores. O próximo encontro está previsto para os próximos dias e contemplará membros do Sindipetro (entidade que representa os postos de combustíveis) e Sindilojas. A pauta será a afixação de preços de alimentos e produtos afins nas lojas.

Dúvidas, orientações e reclamações, acesse o Portal do Procon Caxias do Sul em www.caxias.rs.gov.br/procon/ ou utilize o telefone 151. O atendimento presencial é realizado na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais