Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Contrariando a crise, cooperativas gaúchas apontam crescimento e admissões no setor

por Noele Scur
Foto: Noele Scur

‘Não há no mundo outra organização que resista mais à crise do que as cooperativas’, afirmou o presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs)/Sistema Sescoop-RS, Vergilio Perius, durante evento para divulgar os números do desempenho recente no setor.

No sábado (01/07) será comemorado o dia internacional do cooperativismo e, por isso, na reunião Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira (2806) os principais dados foram divulgados. As cooperativas gaúchas faturaram R$ 41,2 bilhões no ano passado – o crescimento em relação a 2015 chega a 14,22%. Além disso, foram registradas 102 admissões de novos colaboradores. Se avaliado o período dos últimos cinco anos, a expasão atinge 76%.

Para Perius, a crise é combustível para unir as pessoas. Pensando nisso, a aposta do presidente é em incentivos do governo neste formato para promover recuperação econômica. “Se qualquer governo quiser fazer um Brasil melhor olhe para as cooperativas, é por aí o crescimento em nível nacional e estadual”, afirmou.

Sobre a Serra Gaúcha, Perius destaca as ações da Cooperativa Nova Aliança e a escolha pelo suco de uva. “Foi o melhor caminho para a rentabilidade já que o vinho apresenta tributos mais caros”, disse. Segundo ele, uma garrafa de vinho no Brasil representa 51% de impostos enquanto no Chile, são 28%, o que gera a redução da competitividade.

O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior adesão. São 2,8 milhões associados. No Brasil, a quantidade sobe para 13 milhões. O estado conta com 420 cooperativas divididas nos setores da agropecuária, crédito, saúde e infraestrutura.

Nova Aliança – No setor vitivinícola o crescimento deverá ser de 5% a 7% neste ano, de acordo com o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle. Outros investimentos devem marcar o ano para a associação. Ajustes no processamento de uva e lançamentos de novos produtos estão na agenda positiva da organização. O vinho São Victor será uma das novidades no mercado no segundo semestre e, além disso, outra aposta será conhecida durante a exposição anual de supermercados (Expoagas) no mês de agosto.  

Dia C – O dia de Cooperar contará com ampla programação no sábado (01/07) tanto no Largo Glênio Peres na capital gaúcha, quanto no interior. Apresentações artísticas e ofertas de serviços gratuitos serão realizados nos municípios para marcar o dia internacional Cooperativismo. Mais informações em diac.somoscooperativismo.coop.br

 

Por Noele Scur/Correspondência_Porto Alegre

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais