Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Planejamento pode ampliar vantagens da Black Friday

Baixar Áudio por Camila Agostini

Professor da FABE alerta sobre os cuidados que os consumidores devem ter neste período de compras com descontos

Foto: Divulgação

Com a consolidação do mercado eletrônico e vendas pela Internet, a Black Friday chega, em 2010, ao Brasil, como uma nova cultura de consumo. As vendas com descontos significativos, em período específico, o movimento nasceu nos EUA, como uma alternativa de queima de estoque entre o Dia das Crianças e o Natal.   

A prática culmina na última sexta-feira do mês de novembro. Mas com a ampliação das vendas também surgiram os golpes, o descumprimento frente ao Código de Defesa do Consumidor e problemas quanto à entrega dos produtos, principalmente os adquiridos via e-commerce.

Só que a cautela no momento da compra não deve estar condicionada à Black Friday. “As recomendações são as mesmas para as compras comum”, diz Lucas Zolet, coordenador do curso de Direito da FABE Marau. “É preciso planejar, estabelecer teto de gastos e reconhecer o quanto vale a pena comprar só pelo desconto. E se pensarmos em orçamento, é necessário pensar nas despesas da virada do ano”, alerta o professor.

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

Os serviços on-line ampliam o acesso de produtos e preços distintos e vantagens que antes não eram possíveis. No momento da negociação, porém, é necessário cuidar para não cair em armadilhas. “O ideal é que os consumidores optem por sites e lojas de marcas conhecidas, que possam dar suporte perante eventuais problemas”.

O ranking das lojas mais confiáveis está disponível no site consumidor.gov.br. A plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelo Estado, por meio dos Procons Estaduais e Municipais integrados, informações para elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

Clique aqui e acesse o serviço.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais