Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

75% dos caxienses não acreditam nas promoções da Black Friday, aponta pesquisa da CDL

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A data que promete ofertas e promoções ao consumidor ocorre nesta sexta-feira (29)

Foto: Divulgação / Agência Brasil

A desconfiança dos caxienses referente às promoções proporcionadas pelo comércio na Black Friday ainda é grande. Segundo aponta a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, sobre a intenção de compras na data, 75% dos entrevistados afirmam que desconfiam dos descontos ofertados pelo varejo. Desses, 54% alegam que algumas empresas não oferecem descontos de verdade e os outros 21% dizem que nenhuma promoção traz descontos significativos.

Para o presidente da entidade, Ivonei Pioner, essa desconfiança também se deve a uma cultura formada diante do contexto do País: “O que acontece é que a cultura no Brasil ainda é de muita insegurança, veja mesmo a questão da corrupção. Tudo isso vai criando no consumidor e, no cidadão como um todo, a descrença sobre muitas coisas e não seria diferente na questão do varejo. Por isso, temos feito parcerias, por exemplo com o Procon, que nos ajuda a verificar a real promoção. O lojista que não a faz está correndo sério risco de ter autuações”.   

O coordenador do Procon Caxias, Luiz Fernando Del Rio Horn, atribui a falta de confiança do consumidor às fraudes ocorridas em edições anteriores da Black Friday: “Indicam uma desconfiança generalizada em relação à promoção que, culturalmente, começa fora do país e que com o tempo foi se inserindo. Ela é justificada porque, por inúmeras notícias em edições anteriores, nós tivemos o apontamento de maquiagem de preços”.   

Mas, segundo Horn, fiscalizações feitas pelo Procon demonstram que em Caxias do Sul as fraudes nas promoções não são recorrentes, e sim, casos isolados. “O Procon Caxias criou uma ferramenta diferenciada: um banco de precificação. Dessa forma a fiscalização consegue fazer um monitoramento do comportamento dos preços, não só na Black Friday, mas nos meses anteriores. Essa ferramenta dá uma certeza à fiscalização de que os preços não estão sendo maquiados”.  

O coordenador do Procon ainda salienta que, mesmo que as promoções sejam atraentes, o consumidor deve sempre pensar sobre a sua real condição financeira, bem como a necessidade do produto antes de adquiri-lo. “O consumidor precisa lembrar que ele vai ter compromissos comemorativos, agora em seguida no Natal; vai ter material escolar para adquirir em janeiro, fevereiro; temos a tributação dos impostos. Isso tudo são despesas extraordinárias, que muitas vezes não cabem no bolso do consumidor, no seu salário mensal. E se acumulados a dividas pendentes, podem vir a comprometer a saúde financeira do consumidor”.   

Neste ano, a Black Friday será realizada no dia 29 de novembro. Quem se sentir lesado por alguma promoção falsa ou publicidade enganosa pode procurar o Procon Caxias pelos seus canais de atendimento.

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais