Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Sindicatos que tem BRF na base se unem em defesa da empresa

por Ana Lúcia Jacomini

Dirigentes do Stia de Marau participam de mobilizações

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

Sindicatos que representam trabalhadores da BRF estão unidos contra decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, de cancelar as exportações para a Europa, de pelo menos dez plantas da empresa. Reuniões acontecem em Porto Alegre e em São Paulo nestes dias. A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marau viaja ainda nesta quinta-feira, 22/03, para participar das mobilizações.

De acordo com o presidente do Stia, Alcemir Valdemar Pradegan (Costela), o apoio à multinacional se justifica pelo fato de que unidades onde não foram constatadas irregularidades – como é o caso de Marau e Serafina Corrêa – podem vir sofrer consequências deste cancelamento momentâneo das exportações. A retomada das vendas para o mercado externo, em uma segunda preocupação dos sindicalistas, pode acarretar em trabalho redobrado para os funcionários. “Estamos em defesa da empresa e dos trabalhadores da BRF”, anuncia Costela.

Nesta semana, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, falou em entrevista para a Tua Rádio, que negocia com o governo federal para que o Mapa reveja esta decisão. Missões estão em solo europeu para prestar esclarecimentos, segundo ele. A intenção da ABPA é de que as exportações da BRF para a Europa voltem a ter o fluxo normal, como ocorria antes da divulgação de irregularidades em um laboratório do Paraná. Ele descata que este laboratório era fiscalziado tanto pelo Mapa como pelos representantes europeus.

Na sexta-feira, 23/03, a Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - Contac/CUT se reúne com federações e sindicatos filiados, no centro da capital paulista, para debater a situação da BRF. A principal reivindicação é a saída do presidente do Conselho de Administração da empresa, Abílio Diniz. Entre outras questões, a Contac avalia que a empresa tem sido mal administrada desde que Nildemar Secches deixou o cargo. Segundo Siderlei de Oliveira, presidente da Contac, os trabalhadores cobram a volta do antigo presidente. Eles questionam também, as posições que vêm sendo tomadas nas negociações salariais, com os atuais gestores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais