Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jeferson Smaniotto renuncia presidência da PIA

por Taliane Radaelli

A empresa de Nova Petrópolis enfrenta uma crise financeira há anos

Foto: Reprodução/Jornal do Comércio

O presidente da Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda (PIA), Jeferson Smaniotto, renunciou ao cargo no final da manhã desta quarta-feira, 17/05. Ele foi acompanhado pelo vice-presidente, Darcísio Braun, do secretário-geral e integrantes do conselho de administração, que também anunciaram a saída da Cooperativa. 

A empresa de Nova Petrópolis enfrenta uma crise financeira há anos, que se agravou nos últimos meses. Na última semana, a PIA chegou a atrasar o pagamento dos fornecedores de leite - principal insumo da empresa. Em nota oficial, a Cooperativa Piá se manifestou:

“É notório o contexto de crise e instabilidade da economia nacional e do mercado de laticínios em especial, não sendo uma exclusividade nossa, mas uma situação mais geral no mercado. Tal situação acarretou a impossibilidade de a cooperativa honrar com todos os seus compromissos (...) Em decorrência da situação, ocorreu na presente data a renúncia dos cargos de Presidente e Vice-presidente da Cooperativa, bem como de grande parte dos conselheiros, passando a direção das atividades a cargo do Conselho Fiscal, desde às 11 horas da manhã de hoje ", diz um trecho da nota.

Presente na reunião na qual ocorreu a renúncia, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Sistema Ocergs), Darci Hartmann, conversou com a Tua Rádio Alvorada na manhã desta quinta-feira, 18/05. Em áudio enviado à emissora, o presidente da Ocergs afirmou que, "o processo legal vai continuar agora na sua legalidade e temos que aguardar o prazo até que assuma uma nova diretoria para que ela possa, realmente, fazer a estruturação de todo o passivo e encaminhar as soluções".

Durante a tarde, foi publicado edital convocando para uma assembleia no dia 19/06 para eleger a nova direção da Piá. Segundo Darci, serão pessoas da comunidade que façam parte do quadro de associados a participar do processo eleitoral. Haverá profissionalização para reestruturar a cooperativa. 

O presidente da Ocergs também antecipou quais devem ser os passos tomados após o assembleia do dia 19/06. "A partir do momento que essa nova diretoria assumir, eventualmente que vai buscar todas as questões de repactuações dos débitos, do alongamento, eventualmente se precisar desmobilizar, enfim, fazer toda a gestão da cooperativa."

A emissora segue com espaço aberto para todas as manifestações oficiais sobre esse caso.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais