Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cadastro Positivo já está disponível para consulta

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O cadastro foi instituído por lei Federal e prevê a concessão de benefícios para bons pagadores

Foto: Divulgação

O cadastro no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), para aqueles que não conseguem pagar todas as contas em dia e que, portanto, ficam com o nome “sujo” já é conhecido por todos. Esta também é uma ferramenta para empresas e organizações que trabalham com o crédito poderem ter o controle de quem é ou não um bom pagador no mento da negociação.

Mas sempre fica a pergunta: “quem paga todas as contas em dia, o que ganha?”. Desde a última quarta-feira (15), todas as pessoas que são boas pagadoras poderão obter facilidades e juros menores ao contratar um crédito ou fazer um financiamento. Isso porque já está em vigor o Cadastro Positivo.

Conforme explica a coordenadora de SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) de Caxias do Sul, Rita de Cássia Pereira, o sistema funciona com uma pontuação atribuída a cada consumidor, chamado de score: “Esse score vai indicar se você paga ou não as contas em dia. Essa lei foi sancionada no mês de abril de 2019 e ela trata de que todas as pessoas já estão no Cadastro Positivo”.

Uma das principais dúvidas da população é quais dados, exatamente, ficam disponíveis para a consulta. Rita salienta que as empresas credoras podem olhar somente a pontuação: “Nós sabemos que a grande preocupação é de o saldo da conta corrente vai aparecer, mas, não. O Cadastro Positivo nada mais é do que uma pontuação que vai dizer se você é pontual ou não nos pagamentos. Ele não vai abrir dados mais sensíveis como a loja que você comprou, quanto gastou, ou quanto gasta no cartão de crédito. Esses dados não são disponibilizados”.

Conforme a lei, todos já estão no Cadastro Positivo, mas quem quiser solicitar a saída ou até mesmo consultar os pontos pode ir diretamente na sede da CDL Caxias (esquina das ruas Alfredo Chaves e Sinimbu, térreo) ou ligar para o telefone 0800- 887-9105.

Até o momento, mais de 120 milhões de consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras, já estão no Cadastro Positivo. Isso porque nesta primeira leva somente as instituições bancárias forneceram os dados de pagamentos. Para os próximos meses, a população que não tem conta nos bancos também terá sua oportunidade, pois está previsto o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Conforme Rita, ainda não se sabe quantos caxienses estão inclusos no Cadastro, pois os dados são nacionais e não revelam a região onde estão esses consumidores. Porém o levantamento mais recente do SPC mostra que até outubro do ano passado havia 84.864 pessoas inadimplentes em Caxias do Sul. Mas, Rita salienta que com o Cadastro Positivo, mesmo quem teve um atraso no pagamento das contas não será prejudicado totalmente: “O que pode acontecer é o consumidor ter uma pendência por esquecimento ou desacordo comercial e, antes, todo o histórico dele ficava manchado por conta disso. Com o Positivo, não. Ele tem essa pendência por algum motivo, mas o histórico pode ser de um bom pagador e a análise fica mais assertiva”.   

Mais informações no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo.

Ouça no link acima da foto. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais