Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Com queda de 26,9%, setor de serviços impacta no desempenho negativo da economia de Caxias em agosto

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Números foram apresentados nesta quinta-feira (14/10), em reunião híbrida na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC)

Foto: Ana Nazario/CIC Caxias/Divulgação

A economia de Caxias do Sul teve um desempenho negativo de 6,8% no mês de agosto frente a julho. O setor de serviços contribuiu negativamente para este índice, com uma queda de 26,9%. Os outros ramos de indústria e comércio cresceram em comparação ao mês anterior. Os números foram apresentados em uma reunião híbrida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (14/10).

Durante o encontro realizado na sede da CIC, a diretora de Economia, Finanças e Estatística da entidade, Maria Carolina Gullo, explicou a forte queda dos serviços e como impactou nos demais indicadores. Segundo ela, uma empresa realizou o pagamento de parcelas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em atraso, inflacionando os números do mês anterior. Em julho, o setor cresceu 49,8%. Agora, em agosto, ela afirma que o patamar voltou ao normal, não sendo uma queda, mas que o percentual acentuado influenciou negativamente. Isto pode se observar no indicador “Acumulado do Ano” e “Acumulado 12 meses”, que, gradualmente, estavam diminuindo os impactos negativos desde o início do ano. O tombo foi de 16,2% e 19,3%, respectivamente.

Os ramos industrial e comercial tiveram um crescimento tímido. O comércio aumentou 1,8% e a indústria 1,6%. A última foi impactada com o desempenho das compras industriais, uma alta de 6,5%. Na comparação entre os meses de agosto de 2020 e 2021, o percentual positivo é ainda maior, em torno de 57%. Na coletiva, o assessor de economia e estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, explica a situação do comércio. Conforme ele, o Dia dos Pais impulsionou no incremento das vendas. Ness ainda destaca que, futuramente, esta edição do Feirão Limpa Nome CDL Caxias vai estimular os próximos meses, com a quitação de dívidas dos consumidores.

 Sobre o mercado de trabalho, Caxias do Sul teve a geração de 682 vagas formais de emprego, diante das 6.753 contratações à 6.071 demissões em agosto. O serviços e a indústria puxaram o indicador, com a abertura de 389 e 318 vagas, respectivamente. O ramo comercial ofereceu 49 vagas. Os setores da construção e da agropecuária apresentaram desempenho negativo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais