Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

UBS Reolon e Guarda Municipal criam videoclipe sobre a esperança no cenário de pandemia, em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Vídeo repercutiu positivamente nas redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ainda no sábado passado, dia 25. Para a Tua Rádio São Francisco, a técnica de enfermagem Ana Paula Scolari, idealizadora do projeto, contou a respeito da ideia

Videoclipe da música "Pausa", da cantora Vicka
Foto: Divulgação

Há pouco mais de quatro meses, profissionais da saúde e da segurança convivem diariamente com a pandemia da Covid-19. Estar na linha de frente é arriscar contrair o vírus, seja atendendo a comunidade na rede pública e privada de saúde ou fiscalizando o cumprimento das medidas restritivas. Em Caxias do Sul, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Reolon e da Banda Vanguarda, da Guarda Municipal (GM), resolveram mostrar o cotidiano dessa luta. A música foi o elemento escolhido para dar vida à ideia.

O grupo interpretou a música “Pausa”, da cantora Vicka. Por meio de um videoclipe caseiro, é vista a preparação dos profissionais para enfrentar mais um dia de trabalho em meio ao coronavírus. Com quase cinco minutos de clipe, se conhece o motivo dos servidores municipais decidirem por suas profissões, através de mensagens pessoais que aparecem na obra. (confira o videoclipe)

A apresentação viralizou nas redes sociais, principalmente no Facebook da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no último sábado (25/07). Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a idealizadora do projeto, a técnica de enfermagem da UBS Reolon, Ana Paula Scolari afirma que a iniciativa nasceu após ver uma atividade de escola do filho, que tinha como tema a composição da cantora Vicka. Ela acreditou que a música tinha um significado e quis passar uma mensagem positiva aos colegas de profissão e à população neste contexto de incertezas causadas pela Covid-19.

“Quando tivemos a ideia de juntar a saúde e a segurança, que são dois eixos de linha de frente, queríamos mostrar e deixar mais humano nosso dia a dia, para que as pessoas pudessem ver a nossa preparação e o quanto é trabalhoso e como é difícil esse processo.”, destaca.

Retorno positivo

Foram meses de ensaio até chegar ao que a equipe desejava. Ana conta que mantinha uma comunicação conjunta com a Banda Vanguarda, para construir ideias ao vídeo e conversar em como unir a equipe para gravação. Depois de diversas reuniões, foi montado o planejamento pelo grupo.

Ela acredita que trazer a arte para dentro do ambiente hospitalar ajuda na saúde mental dos profissionais, auxiliando a superar as situações adversas da pandemia. Para Ana, o funcionário necessita estar com a mente saudável a fim de desempenhar um bom trabalho e conseguir atender a comunidade.

“A gente acredita bastante nessa linha, em que juntar as coisas positivas, que te dão prazer, refletem na continuação de fazer um trabalho da melhor maneira possível.”, completa.

Até o momento, o vídeo está com 223 reações, 38 comentários e 115 compartilhamentos nas redes sociais da pasta da saúde. Ana ressalta que é gratificante receber esse retorno positivo das pessoas e ver esse feedback é sinônimo de reconhecimento de muito esforço de toda a equipe. Ela lembra que a própria cantora Vicka aceitou a ideia.

“Pedimos autorização para usar a música dela e ela topou na hora. Depois, mandei o vídeo para a Vicka, que repostou na sua página do Facebook.”, conta.

Por fim, essa parceria entre a UBS Reolon e a Guarda Municipal parece ter futuro. Segundo Ana, eles pensam em realizar outro projeto no pós-pandemia, mas sem definição de prazo.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais