Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Casa Digital oferece diversidade de opções de cursos nas plataformas digitais

por Isadora Helena Martins

Ator e diretor Zé Adão Barbosa coordena atividades on-line com opções para adultos e crianças

Foto: Divulgação / Casa de Teatro POA

Os tempos de Quarentena pedem novas estratégias de ação e de formação na área da cultura. Foi pensando nisso que, com 10 anos de existência, a Casa de Teatro de Porto Alegre organizou a Casa Digital, uma plataforma que lança cursos novos praticamente todas as semanas em diversos segmentos.

Uma das opções deste programa de formação digital é o curso de Comunicação, Expressão e Criatividade, com o ator e diretor Zé Adão Barbosa, um dos responsáveis pela casa sediada em Porto Alegre.

“Já pensávamos em uma estratégia de ensino a distância e a Pandemia só nos fez apressar este processo. Estamos felizes com a receptividade, temos alunos de todas as partes do Brasil e até do Japão”, disse Zé Adão em entrevista ao programa Café & Cultura desta segunda-feira.

Zé Adão Barbosa acredita que depois que a Pandemia passar o público voltará ávido aos teatros e casas de espetáculos de todos os cantos do Brasil. Afinal, a arte e a cultura são fundamentais para a vida das pessoas. 

Enquanto isso, a Casa Digital da Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta uma série de opções de formação através das plataformas digitais. Confirma alguma das opções:

   
COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E CRIATIVIDADE, com Zé Adão Barbosa
De 28 de julho a 15 de setembro, terças-feiras, das 20h30 às 22h30
Direcionado a não atores, empresários, professores, área de vendas, e afins, ou todo aquele que queira exercitar seu potencial expressivo e comunicativo. Busca promover a espontaneidade, a comunicação, a expressividade corporal e vocal. Trabalha a desinibição e o relaxamento a partir de jogos e exercícios teatrais, desenvolvendo assim a performance pessoal e interpessoal. Dinâmicas de ações como: narrar, ensinar, vender, argumentar, utilizando técnicas de persuasão.
 
TRANSFORMANDO SUA ARTE EM CONTEÚDO DIGITAL, com Matheus Severo e Nathália Severo
28 e 30 de julho e 1º de agosto, das 19h às 21h
Sabe-se que a presença digital pode abrir diversas portas para artistas [ou pessoas que tem vontade de fazer arte], portanto o curso em questão propõe um entendimento sobre como utilizar o Instagram e o TikTok para despertar o seu artista interior. Quem falará sobre isso são os irmãos, Matheus Severo e Nathália Severo, dois artistas jovens que estão presentes todos os dias nessas redes sociais. O ponto de partida será uma introdução sobre o Instagram e o TikTok, seguido de dicas sobre bloqueio criativo, como perder a timidez e como criar segurança em frente a câmera sem pensar nas críticas. Focando principalmente em produção de conteúdo, serão traçados caminhos práticos para transpor a arte de cada aluno para essas plataformas digitais.


INTRODUÇÃO AO CINEMA QUEER, com Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Dias 24 e 31 de julho e 7 e 14 de agosto, sextas-feiras, das 19h às 21h
O curso propõe uma análise do cinema queer através de sua história (passado, presente e uma ideia de futuro), as diferentes vertentes estéticas que o atravessam e as singularidades dos artistas que o produzem. Durante as aulas abordaremos tópicos como a história do cinema queer, atravessamentos políticos, sua relação com diferentes gêneros cinematográficos, suas convenções narrativas, as poéticas de alguns cineastas e o impacto de suas obras.

 
É NO PALCO QUE ROLA O SHOW! - UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE SHOWS, com Ricardo Finocchiaro
De 28 a 31 de julho, das 19h às 21h
Qual o caminho até se chegar à apresentação de uma banda ao vivo? Qual o primeiro passo a se dar, o que é preciso saber antes de contratar uma banda, como escolher o melhor lugar para o show, como lidar com equipamentos. Um passo a passo introdutório, do pontapé inicial de uma produção de shows até o momento do primeiro acorde em cima do palco.

 
LABORATÓRIO DE ESCRITA DRAMÁTICA PARA MULHERES: CANIBALIZANDO CÂNONES, com Vika Schabbach
De 3 a 24 de agosto, segundas-feiras, das 20h às 22h
Laboratório teórico-prático de escrita apropriativa dentro do campo da dramaturgia em que os cânones são repensados a partir da perspectiva de mulheres leitoras que, via escrita-através, experenciem novas possibilidades de escrita dramática, subvertendo, reescrevendo, compondo e recompondo narrativas a partir de outras perspectivas e olhares. Leituras, análises e práticas de escrita em quatro encontros em que a antropofagia e o canibalismo são instigados como possibilidade de questionamento das narrativas hegemônicas da biblioteca literária universal.

 
TEATRO PARA CRIANÇAS - Teatro da Casa em casa, com Larissa Sanguiné
De 1 de agosto a 19 de setembro, sábados, das 14h às 16h
A OFICINA TEATRO DA CASA EM CASA – CRIANDO COM A FAMÍLIA, propõe uma atividade interativa das crianças com seus tutores, mães, pais, avós, avôs, irmãs, irmãos, dindas, dindos, e quem quiser participar! São encontros on-line, trabalhando o que há de mais potente no teatro para crianças: a criação, a improvisação e a ludicidade. Cada criança em seus universos inventivos, trocando maneiras de contar histórias com o corpo, junto a membros da sua família. Uma troca afetuosa, conduzida pela professora Larissa Sanguiné e pelo professor Bruno Busato. Um momento afetuoso, para descobrir novas possibilidades das crianças, potencialmente surpreendente e prazeroso. Além de desenvolver a intuição e racionalidade através da expressão de suas emoções e sensações, promovendo a capacidade de reconhecimento e leitura de si mesmo e do mundo que o cerca.  

 
PROJETO CRIANÇAS: Artes para pensar com Larissa Sanguiné e Elza Sanguiné
De 1 de agosto a 19 de dezembro, sábados, das 15h às 18h
Uma oportunidade pode ser decisiva na vida de uma criança que necessita de estímulos para despertar sua criatividade, pensamento lógico crítico, vencer dificuldades de atenção, concentração, e inibição. Para gerar possibilidades de desenvolver essas habilidades, foi criado o presente projeto que irá queira oportunizar momentos que possam ampliar oportunidades no que diz respeito à compreensão do seu eu e do contexto em que a criança está inserida. Repensando suas vivências e fazeres, e buscando seu aperfeiçoamento pessoal e de seus potenciais talentos ainda não descobertos. A arte alarga os sentidos e
através dela compreendemos e aprendemos outras maneiras de perceber o mundo. 

Para saber mais sobre as opções de cursos da Casa de Teatro de Porto Alegre acesse o link: https://www.casadeteatropoa.com.br/casa-digital.

Confira a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais