Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe escultura do anjo Samuel

por Beverli Rocha

A peça é mais um presente da escultora Dilva Conte ao município

Foto: Crédito: Rafael Willms

A obra de arte retrata um anjo tatuado, com piercing e brinco na orelha que pretende anunciar uma mensagem de paz, amor e felicidade para a cidade a partir do dia 24 de junho, domingo, às 11h. Neste dia, a escultora Dilva Conte entrega à cidade o Anjo Samuel, mais uma obra de sua autoria, que será instalada no Largo Fábio Formolo, no bairro São Pelegrino, junto à entrada do Cemitério Municipal. A imagem é a materialização, em arte, de um momento da vida da artista. 

Segundo Dilva, a obra representa o neto que faleceu aos 21 anos durante uma viagem à Tailândia. O jovem tinha tatuado no braço ideogramas que significam paz, amor e felicidade, elementos que influenciaram a artista da construção da arte com ares de jovialidade.

Feita em bronze, a obra tem 2,45m de altura, e 1,45m de largura, 1,10m de comprimento e pesa 410 kg. Quem trabalhou na fundição da peça foi o artista Jamil Fraga, da Bronzearte, de Porto Alegre. Na execução da peça, Dilva contou com o auxílio do escultor Mário Cladera.

Trata-se de mais uma doação de artista à cidade, tal como fez em 2015, quando instalou na praça central de Caxias, junto ao busto de Dante Alighieri, a obra Beatricce de Dante. Em 2014, a Dilva entregou o busto de bronze Paulina Moretto ao Hospital Pompéia. Já a obra Anjos foi ofertada em 2013 à Igreja São Pelegrino. E ainda tem a escultura dos Irmãos Bertussi, inaugurada em 2008, e colocado em espaço público, na Criúva, no memorial criado em homenagem aos irmãos músicos.

Para Dilva Conte, dividir sua arte é prazer, ousadia, e missão de artista. Aos 87 anos, tendo começado a trabalhar com arte na Terceira Idade, aos 64, ela revigora sua pulsão de vida criando e moldando esculturas.

Depois do Anjo Samuel, já está pronto um busto para ser colocado no Museu da Uva e do Vinho, junto à Cooperativa Vitivinícola Forqueta Ltda. inspirado no irmão, Primo Slomp, o primeiro diretor da vinícola. De novo, em cada criação é a vida pessoal que ganha contornos de arte por um dos sentimentos mais profundos.

“É a saudade”, diz Dilva Conte.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais