Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Coral Ssanta Cecília completa 25 anos de história em Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Saiba mais sobre a origem do grupo

Foto: Divulgação

Em 2023 o Coral Ssanta Cecília está completando 25 anos de atuação em Marau. Com aproximadamente 20 integrantes, o grupo se dedica a apresentações regionais e eventos do município, sempre relembrando a cultura italiana e religiosa.

Como nos explica a presidente do coral, Oneida Poli, entre o repertório estão os gêneros musicais conhecidos como: sacros, populares, gaúchos, religiosos e italianos. 

Neste ano, o grupo também prepara uma apresentação especial para o Cultura 24H, que deve acontecer entre 18 e 21 de maio. Os cantores realizam ensaios semanais no espaço Lazer e Convivência, com auxílio do maestro Lucas Dalvite.

Um jantar de aniversário está sendo organizado para o dia 06 de maio. Detalhes do evento devem ser divulgados nas próximas semanas. 

A história do Coral Ssanta Cecília 

O Coral Ssanta Cecília foi fundado em 19 de março de 1998, em um encontro promovido por Oneida Poli na casa de Frederico e Assunta Confortin. A ideia era aproveitar os talentos dentre os descendentes do bisavô regente, Francisco Confortin; o Bisnono Checo e do avô Silvio Maria Confortin, maestro e barítono do Grupo Musical Canto de Marau, da Banda de Antônio Porto e da Primeira Banda Santa Cecília.

Pai de Angelin, Angelina, Anita, Clemente, Eugenio, Florinda, Francisco, Frederico, Maria, Rosina, Tereza, Silvio Maria Confortin legou aos filhos o dom da música, o fervor religioso, bondade de coração, o amor pela família, pelo trabalho e pelas boas amizades.

Muitos coralistas permanecem desde a fundação, outros foram ingressando ao longo destes 25 anos de atuação. Hoje o Coral Ssanta Cecília é integrado por outras importantes pessoas, não somente descendentes da Família Confortin. Essas vozes que agregam, engajando-se ao coro, vem para valorizá-lo, são amantes da música, pessoas que tem o prazer em cantar.

Atualmente o coral é composto por 21 pessoas: Antônio Caetano Poli, Cleri Poli Piccoli, Elenita Scortegagna Spinello, Iracema Confortin Colussi, Laura Poli, Lucas Dalvite, Oneida Poli, Ricardo Benvegnu, Rosa Amélia Poli, Teresinha Confortin Perin Spenassato, Volnei Colussi, Ricardo Duarte, Ivo Bisinella, Norma Reginato, Marilde Franceschi, Gabriela Franceschi, Ivete Confortin Wreczinski, Miguel Henrique Franciscão, Gabriel Moraes, Paula Dalvite Siperiani, Mateus Renosto.

O objetivo principal do Coral Ssanta Cecília é conviver e integrar-se através de canções sacras, populares e italianas aos eventos que possam engrandecer a sociedade com manifestações artísticas e desta forma promover a fraternidade, a justiça e a harmonia entre as pessoas.

Nestes 25 anos de atuação houveram muitas participações em festivais, eventos culturais, sociais e educativos, na cidade de Marau e da região, salientando que estas ações foram possíveis pelo o apoio financeiro que recebeu da Administração Pública Municipal.

Em 2017, foi vencedor do Festival de Corais de Música Italiana “Servo de Deus Monsenhor Joao Benvegnu, na cidade de São Domingos do Sul.

Desde a data de 02 de abril de 2018 o Coral Ssanta Cecília tem como regente o capacitado professor e Maestro Lucas Dalvite, indicado pela Maestrina Zóca Vargas para substituí-la.

O Grupo iniciou sob a fundamentada regência da professora Terezinha Vargas, a Maestrina Zóca, que atuou junto ao Coral por 20 anos, de 19 de março de 1998 até 26 de março de 2018. Com muito conhecimento técnico e amor pela música não media esforços para ensinar.

Exigente na afinação, durante duas décadas fez o percurso de Passo Fundo a Marau com assiduidade até mesmo quando percebeu agravado os problemas decorrentes do seu quadro de saúde.

Foi muito além de uma professora, não se importava com o excedente de minutos do término da aula quando queria atingir a colocação correta de todas as vozes. Foi uma orientadora no ensino da impostação da voz de cada coralista até chegar a afinação do grupo como Coral. Ensinou o amor ao Canto Coral.

A emissora conversou com a presidente do Coral, Oneida Poli, e com as integrantes Rosa Poli e Tere Confortin Spenassato. Confira no player de áudio da matéria.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais