Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Nova Prata sedia etapa regional da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões da 11ª Região Tradicionalista

por Jordana Giacomelli

O encontro reunirá 54 concorrentes representando 14 entidades tradicionalistas da região

Foto: 11ª RT | Divulgação

O município de Nova Prata será palco de um dos mais importantes eventos do tradicionalismo gaúcho nos dias 20, 21 e 27 de junho de 2026. O CTG Querência do Prata recebe a 56ª Ciranda Cultural de Prendas, o 38º Entrevero Cultural de Peões e a 3ª Ciranda e Entrevero Cultural de Piazitos, Prendas Pré-Mirins, Prendas e Peões Veteranos Xirus. 

Com o lema “Da Itália veio o vinho, do Rio Grande o chimarrão. Juntos, contaremos uma só história, de tradição e união”, o encontro reunirá 54 concorrentes representando 14 entidades tradicionalistas da região.

Participam da disputa representantes dos seguintes CTGs:

CTG Rincão da Roça Reúna - Veranópolis
CTG Retorno à Querência - Nova Prata
CTG Querência do Prata - Nova Prata
CTG Pousada dos Carreteiros - Cotiporã
CTG Estirpe Gaúcha - Guaporé
CTG Os Desgarrados - Guaporé
CTG Última Tropeada - Guaporé 
CTG Pousada do Imigrante - Nova Bassano
CTG Herdeiros da Bombacha - Bento Gonçalves
CTG Laço Velho - Bento Gonçalves
CTG Sentinela da Serra - Garibaldi
CTG Trilha Serrana - Carlos Barbosa
CTG Encosta da Serra - São Vendelino 
CTG Galpão da Saudade - Serafina Corrêa

As atividades iniciam neste sábado (20), com a abertura oficial marcada para às 7h, na sede do CTG Querência do Prata. Ao longo do dia, os concorrentes participam de provas orais, artísticas, campeiras, além da apresentação das mostras folclóricas.

No domingo (21), a programação prossegue com as provas orais e artísticas das prendas, além da continuidade das provas campeiras para os peões. 

A etapa final acontece no sábado (27). Pela manhã, às 9h, será realizada a prova escrita para todos os concorrentes na UCS - Campus Nova Prata. À noite, às 20h, ocorre o tradicional Baile de Divulgação dos Resultados, na AFUVI, momento em que serão conhecidos os novos representantes regionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A atual 1ª Prenda da 11ª Região Tradicionalista, Aimée de Carvalho, destaca que o evento representa muito mais do que uma competição, sendo um momento de encontro entre gerações, valorização das raízes gaúchas e fortalecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela convida a comunidade regional a prestigiar as atividades em Nova Prata, incentivando crianças, jovens e veteranos que dedicam seu tempo à preservação da cultura gaúcha. “Esperamos todos de braços abertos para celebrar a tradição, a história e o sentimento de pertencimento que fazem do Rio Grande do Sul uma terra tão especial”, ressalta.

As atividades da Ciranda e do Entrevero Cultural terão acesso gratuito ao público durante os dias de provas no CTG Querência do Prata. Já os ingressos para o Baile de Divulgação dos Resultados, que ocorre no dia 27 de junho, na AFUVI, são limitados e devem ser adquiridos antecipadamente junto aos representantes das entidades participantes. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais