Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe Encontros Setoriais que antecedem a 6ª Conferência Estadual de Cultura

por Pablo Ribeiro

Serão três encontros que ocorrerão no Centro Cultural Moinho da Cascata, na MAESA e na UCS e irão abordar Teatro, Memória e Patrimônio e Dança

Foto: Centro Cultural Moinho da Cascata (Destinos do Sul/Divulgação); MAESA (Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco)

Caxias do Sul será uma das cidades que sediará os Encontros Setoriais de Cultura do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir o debate e a representatividade dos segmentos artísticos e culturais do Estado durante a 6ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorre em Porto Alegre no mês de janeiro.

Os encontros também ocorrerão em Santa Maria, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Canoas e Porto Alegre. Ao todo, serão 13 reuniões em formato híbrido, entre os dias 20 de novembro e 7 de dezembro, das 9h às 17h, a serem realizadas de forma gratuita.

Os Encontros Setoriais são divididos por colegiados. Caxias do Sul receberá três encontros: no dia 22/11, no Centro Cultural Moinho da Cascata, será abordado o Teatro; no dia 24/11, nas dependências da MAESA, o tema será Memória e Patrimônio e, por fim, no dia 25/11, no auditório do Bloco C da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o debate será em torno da Dança.

As demais cidades onde ocorrerão os encontros ainda abordarão os temas de Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Diversidade Linguística; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Museus; Música; e a Política Estadual de Cultura Viva (política transversal).

Entre os objetivos estão: definir cinco prioridades setoriais, incluindo aquelas que constam nos respectivos Planos Setoriais de Cultura; elencar cinco prioridades na Política Estadual de Cultura Viva; e eleger delegados para os Encontros Setoriais na etapa nacional.

A participação presencial e on-line é aberta ao público, desde que a inscrição tenha sido feita de forma antecipada. Link: https://cultura.rs.gov.br/calendario-de-conferencias-2023

 

Teatro (22/11)          

 

Centro Cultural Moinho da Cascata

Endereço: Rua Luiz Covolan, 2820, bairro Santa Catarina.

Memória e Patrimônio (24/11)

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto às dependências da MAESA

Endereço: Rua Dom José Barea, 1501, bairro Exposição.

 

Dança (25/11)           

 

Universidade de Caxias do Sul (UCS), auditório do Bloco C

Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, bairro Petrópolis.           

 

 

Conferência Estadual de Cultura

A 6ª Conferência Estadual de Cultura será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, no auditório do prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). O evento é promovido pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Cultura – conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Estado nas dimensões cidadã, econômica e estética.

A Conferência Estadual é precedida pelas Conferências Municipais ou Intermunicipais, Conferências Livres e Conferências Temáticas/Setoriais. A etapa final é marcada pela Conferência Nacional de Cultura, que chega em sua quarta edição e ocorre em Brasília, entre 4 e 8 de março de 2024.

O tema da Conferência Nacional é “Democracia e Direito à Cultura”. A finalidade é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, fortalecendo a democracia e garantindo os direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do país.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais