Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Garibaldi integrará Semana Nacional de Museus

por Marcelino Carlos Dezen

A abertura da mostra 'Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS' será no dia 16 de maio, às 18h, no Museu Municipal

Antiga foto do centro de Caxias
Foto: Reprodução/Divulgação

Garibaldi receberá a exposição Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS na comemoração da Semana Nacional de Museus. A abertura será no dia 16 de maio, às 18h, no Museu Municipal. A mostra segue até o dia 19 de junho.

A exposição reúne imagens dos primórdios da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1885 e 1900. São retratadas as atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul, respectivamente.

O documento integra 67 fotografias de provável autoria de Fransesco Müscani e Giovanni Battista Serafini, em cópias de Albumina - processo que possibilita a revelação de imagens detalhadas com um contraste tonalizado. São registros dos momentos iniciais da colonização e das atividades do processo de ocupação da terra com a abertura de caminhos, as primeiras construções urbanas e a paisagem rural.

Trata-se da apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul.  O acervo pertence ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, organizado pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.

Em Garibaldi, a exposição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e do Museu Municipal. Mais informações no fone (54) 3464 8118.

O projeto -Em 2014, por meio de uma iniciativa conjunta entre o Arquivo Histórico de Caxias do Sul e a Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Moúsai), foi efetuado o projeto de restauração do álbum fotográfico Recordação das Colônias, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio da Empresa Randon S/A. Com indicação da Funarte, o álbum passou por um completo processo de restauração no Rio de Janeiro, assegurando sua preservação. Os originais fotográficos foram tanto restaurados, quanto digitalizados, propiciando, assim, a redução de manuseio do documento, entretanto, possibilitando maior acesso ao patrimônio cultural.

Foto em destaque – Um dia de mercado na Praça Dante Alighieri. Entre as casas comerciais, no centro da imagem, o Café Garibaldi, dos irmãos Victorio e Biaggio Panarari, proprietários do lote desde 1886 e do estabelecimento comercial desde 1892. Colônia Caxias, atual município de Caxias do Sul. [1885 -1900]. Autoria não identificada. Coleção: Família Darsie

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais