Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Jovem de Casca representa o Rio Grande do Sul no Meeting Veneto 2023

Baixar Áudio por Camila Agostini

Aline Nizzola Berton é uma das 4 selecionadas de todo o Brasil para participar do evento

Após processo seletivo, a professora e historiadora, Aline Nizzola Berton, foi escolhida para representar os jovens gaúchos na Consulta do Vêneto no Mundo, o Meeting 2023. O evento ocorre de 28/09 a 01/10, em Vicenza, na Itália. Indicada pela Associação Casquense de Cultura Italiana, Aline foi escolhida pelo Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS) para ser a representante de todo o Rio Grande do Sul na programação.

Aos 26 anos, Aline é graduada em História e Letras e tem especialização em Sociologia, Filosofia e Artes. “Minha relação com a cultura italiana iniciou na infância, quando tive os primeiros contatos com o “Talian”, o dialeto, com meus avós, minha família. Depois da formação percebi que poderia haver lacunas, neste sentido, em Casca. Por isso propus a realização de aulas de Talian no município”, explica, Aline, responsável pelo projeto implantado nas escolas da rede municipal de Casca em 2019.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, a professora destaca que o concurso do COMVERS atendeu a diversos critérios e para a seleção dos jovens, foram considerados fatores como comprovação da descendência vêneta, formação, perfil protagonista e envolvimento com projetos. Além de Aline, três brasileiros de Santa Catarina, Paraná e São Paulo representam o país no Meeting 2023.

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

A jovem casquense atua como voluntária no Museu Municipal Albino Busatto e é membro dos Conselhos Municipais de Cultura e de Turismo de Casca. A jovem está em fase de conclusão do Mestrado em História pela UPF. Ela também foi uma das escritoras do livro infantil que conta a história de Casca.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais