Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Feira do Livro 2019 contará com atrações artísticas e culturais durante 17 dias, em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A programação foi anunciada nesta quarta-feira (11), a 15 dias do início do evento

Foto: Divulgação / Luiz Chaves

Incentivar a população caxiense ao hábito da leitura. Esse é o objetivo da Feira do Livro 2019, que traz como tema “Você é o que você lê”. Nesta 35ª edição, o evento vai contar com 17 dias de uma programação intensa que mescla a literatura, a música, o teatro, a dança, além de palestras, seminários e oficinas.

Como destaca o patrono da Feira do Livro 2019, Delcio Antônio Agliardi, é preciso incentivar a leitura para se criar uma sociedade mais saudável:  “Uma cidade que valoriza o livro, a leitura e os leitores, ela é mais próspera, mais saudável e ela é mais desenvolvida. Então, é assim que eu vejo a Feira do livro”.

A abertura da Ferira do Livro 2019 vai ocorrer no dia 27 de setembro (sexta-feira), na Praça Dante Alighieri, às 18h30, e vai contar com o show da Banda Mais Bonita da Cidade. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem até o dia 13 de outubro, quando o evento será encerrado com o show comemorativo dos 15 anos da dupla caxiense Rafa Gubert e Tita Sachet.

O formato da feira do Livro seguirá os moldes do evento do ano passado: com o chafariz da Praça Dante à mostra, espaços reservados para leitura, o palco principal e palco infantojuvenil. Também haverá a participação de 38 bancas, entre editoras e livrarias, que estarão oferecendo até 20% de desconto na venda de livros.

Para a Diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, a Feira do Livro é o auge de um trabalho realizado durante todo o ano em prol da leitura. “Esses 17 dias são o ponto culminante. O que a gente trabalha o ano inteiro com projetos de incentivo, eu diria que é um movimenrto de resistência para a leitura, para que as pessoas leiam, para que a gente possa apoiar as crianças, adolescentes e os próprios adultos, pois a leitura é saúde”, salienta.

Uma das novidades deste ano é a exposição comemorativa aos 35 anos da Feira do Livro, que vai ocorrer durante o evento. Como destaca Maria Cristina, durante todo esse tempo a feira já ultrapassou as fronteiras de Caxias e ganhou destaque nacional. “A Feira do Livro tem um contexto hostórico para a Caxias do Sul. Tanto é, que é considerada a segunda maior feira a céu aberto do Rio Grande do Sul. Ela também tem tem várias premiações, além de ser reconhecida nacionalmente por ser uma feira bastante democrática. É a segunda maior festa da cidade depois da Festa da Uva”.   

Inovação

Apesar dos mais de 30 anos de tradição, a Feira do Livro também busca se renovar e acompanhar as mudanças de seu público. Por isso, os alunos da disciplina de Projeto Gráfico do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que são responsáveis pela identidade visual do evento, desenvolveram filtros para o Instagram que trazem personagens da literatura clássica e comtemporânea para que o público possa interagir com o evento, também, nas redes sociais.

A programação completa da Feira do livro 2019 está disponível no site feiradolivrocaxias.com ou na página do evento no Facebook. Como destaca o patrono da Feira, Delcio Agliardi, todas as atividades foram pensadas para cativar o público para que se tornem leitores efetivos.

“O livro na prateleira é uma leitura em potencial. Nós queremos que esse potencial se torne uma experiência de leitura. E essa programação está bastante aberta, diversificada e convoca o público para a leitura”.

Ouça no link acima da foto.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais