Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Escaneamento do prédio da Maesa é entregue para a prefeitura

por Vania Cassol
Foto: Ícaro de Campos / Divulgação

A entrega do resultado do escaneamento do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A, a MAESA, foi na manhã desta sexta-feira, 4/12, com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho e os membros da Comissão Especial para Análise de Uso do Prédio da MAESA.

O escaneamento executado por meio de Laserscanner pela empresa Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos, possibilitou conhecer, em plantas arquitetônicas em 3D a atual situação do prédio, nos mínimos detalhes. O levantamento, aliado a outras técnicas, como o apoio topográfico e fotogrametria terrestre, permitiu o registro das formas das edificações e a caracterização de demais elementos físicos, como tipo de revestimento, pintura, ocupação, etc.

De acordo com o representante da Engefoto, Renato Azivelli Filho, o trabalho de campo durou 30 dias. “Escaneamos o local em 30 dias. Nesse trabalho, geramos 1.124 cenas, ou seja, registramos milimetricamente cada espaço da MAESA. Assim, obtivemos as plantas e maquetes em 3D, onde é possível observar o tamanho das colunas, das paredes, vigas, instalações robustas aparentes, e até onde tem janelas quebradas. Além disso, registramos os elementos externos como muros, árvores, postes, bocas de lobo e curvas de nível”, explicou.

Em nome da Comissão Especial para Análise de Uso do Prédio da MAESA, o secretário municipal do Planejamento, Gilberto Boschetti, salientou que o escaneamento vai auxiliar na elaboração dos futuros projetos arquitetônicos de intervenção, assim como para o efetivo uso das instalações, adequando sua estrutura original às necessidades de utilização pela sociedade. “Ao se criar a Comissão, sentiu-se a necessidade deste escaneamento que permitirá, a longo prazo também, um trabalho mais aprofundado. Além disso, constatamos que a área construída é muito maior do que pensávamos, tendo 53 mil m². É um espaço quatro vezes maior que o prédio do Centro Administrativo, por exemplo. Temos certeza de que o escaneamento será muito bem utilizado” afirmou.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho, citou as diversas ferramentas de gestão que estão sendo implantadas nesta Administração. “A semana não poderia terminar diferente. Ontem foi anunciado, neste mesmo salão, a Infovia do Município. Antes, lançamos o WebPcD. Dias atrás iniciamos a segunda etapa do curso de gestão para servidores. Está em aprovação o Diário do Município eletrônico, e agora, o escaneamento da MAESA. É um trabalho intenso e sério que está sendo feito pela equipe desta Administração. Isso é gestão. E tudo isso servirá como um grande banco de dados. Quem conhece a MAESA sabe da importância desse escaneamento e da sua função daqui pra frente. Estamos no caminho certo”, lembrou.

Na ocasião, o Município recebeu maquete eletrônica para visualização 3D da parte interna e externa das edificações; imagens e vídeo de passeio virtual, renderizados, pelos ambientes levantados; coleção de arquivos digitais contendo vistas, cortes e plantas arquitetônicas, bem como planta de situação contendo elementos externos e curvas de nível.

O valor investido no escaneamento foi na ordem de R$ 95 mil.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais