Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias lança novo portal focado na prestação de serviços à comunidade

por Ivan Sgarabotto

Ferramenta foi desenvolvida internamente e não teve custo aos cofres públicos

Foto: Divulgação

O novo portal da prefeitura de Caxias do Sul na internet foi lançado nesta semana pelo prefeito Daniel Guerra durante coletiva de imprensa de prestação de contas do primeiro ano de governo. A ferramenta foi desenvolvida internamente, por servidores dos setores de informática e comunicação. Dessa forma, não gerou custo aos cofres públicos, uma vez que não foi necessária a contratação de uma empresa externa. O novo portal é focado em serviços para a comunidade, de forma a facilitar o acesso a informações sobre os diversos atendimentos prestados pelo Executivo.

Outra novidade é a divisão dos assuntos em Serviços e Gestão. Em serviços, o internauta pode encontrar de forma objetiva tudo o que a prefeitura disponibiliza em cada tema de referência, como Saúde, Segurança, Educação, Meio Ambiente, entre outros, por exemplo. Em Gestão, o contribuinte encontra como está organizada a estrutura interna das secretarias, quem é o responsável e qual é o papel de cada pasta.

“A intenção foi reduzir o excessivo número de menus e de formas para encontrar uma informação, limpando o caminho para o internauta. Também foi invertida a lógica de nominar um setor e depois seus serviços, uma vez que nem sempre a comunidade entende o papel de uma área a partir do seu nome oficial. Com isso, trouxemos para o primeiro plano o serviço em si, a fim de facilitar a navegação para quem busca informações”, ressalta Guilherme Fadanelli, coordenador de Comunicação da prefeitura.

Além disso, o novo portal dará mais destaque para imagens, tornando a navegabilidade mais confortável e moderna. Henrique Malheiros, servidor do setor de Tecnologia da Informação, foi o responsável por desenvolver todo o layout e a codificação, internamente, com ferramentas open source. “O novo modelo foi inspirado em portais de prefeituras como Joinville e Londres, que também usam os serviços como referência para a disposição das informações. Também busca facilitar o acesso dos servidores municipais às informações da prefeitura”, destaca.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais