Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Embrapa e ANA divulgam mosaicos de imagens de satélite do Brasil

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Ausência de nuvens permitiu obtenção de imagens de alta resolução. Capturas determinam uso e ocupação de solos no País

Foto: Divulgação/Embrapa

A forte estiagem que castigou várias regiões do Brasil em 2014 trouxe grandes benefícios para a área de sensoriamento remoto. A ausência de nuvens permitiu a obtenção de imagens de alta qualidade de todo o território nacional e a geração de mosaicos cobrindo todos os estados brasileiros.

Tal feito constitui um marco importante para a determinação do uso e ocupação dos solos no Brasil. Os mosaicos podem ser visualizados na página da 'Embrapa Monitoramento por Satélite' no Mosaico Landsat Brasil.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Pereira Guimarães, a disponibilidade de imagens do satélite 'Landsat8' sem a ocorrência de nuvens, com passagens a cada 16 dias, facilitou o ‘imageamento' do território nacional.

"Até os estados da Região Norte puderam ser mapeados com um mínimo de nebulosidade, e são de grande importância para o monitoramento do desmatamento na Amazônia", afirma Guimarães. 

Elena Charlotte Landau, da mesma instituição, relata que, normalmente, o litoral nordestino concentra as áreas com os maiores índices de nebulosidade.

"A qualidade das imagens de 2014 é similar às usadas no conhecido 'Brasil Visto do Espaço', servidor de imagens disponibilizado anteriormente pela Embrapa Monitoramento por Satélite,  considerando imagens de satélite do ano 2000", diz Landau.

 A diversidade de bandas do satélite Landsat8 permite a geração de diferentes composições coloridas. "A composição RGB/Tir bandas 4-3-2/10 facilita simultaneamente a identificação dos recursos hídricos e florestais", ressalta o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Thiago Henriques Fontenelle.

 Acesso

Os mosaicos estaduais podem ser usados tanto por leigos, efetuando-se o download no formato kmz para sobreposição à plataforma Google Earth, como por especialistas em geoprocessamento, acessando os mosaicos georreferenciados nos formatos jpg, ecw e png.

Imagens de maior resolução foram também geradas, e ainda não foram disponibilizadas para o público em função do tamanho dos arquivos. Os arquivos para download podem ser acessados pelo GeoNetwork.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais