Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Mão Amiga Gourmet possibilita a inserção de mais 34 crianças em escolas de educação infantil por um período de um ano

por Eduardo Borile Junior

Mão Amiga Gourmet comprova a solidariedade caxiense e consolida a credibilidade do Projeto Mão Amiga

Cerca de 700 pessoas participaram da 2ª edição do Mão Amiga Gourmet – Cozinhando para o bem
Foto: Margô Segat |Divulgação

Cerca de 700 pessoas participaram da 2ª edição do Mão Amiga Gourmet – Cozinhando para o bem, neste sábado (26), no Restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. O público provou um variado e farto cardápio, temperado pela solidariedade de 70 cozinheiros de ocasião, distribuídos em 14 cozinhas. O menu variado, incluía massas, risotos, peixes, carnes e saladas, entre outros sabores; sobremesa e diversos tipos de bebidas. A iniciativa contou com a participação de 56 empresas parceiras, apoiadores e patrocinadores.

Nem mesmo o atual momento econômico, que poderia dificultar a venda dos ingressos, foi registrado, pois a meta de público e, consequentemente, de arrecadação, foram alcançadas. Para o idealizador e coordenador do Projeto Mão Amiga, frei Jaime Bettega, isso comprova que as ações realizadas nestes seis anos do projeto, estão no caminho certo. “Estas pessoas estão nos dando o aval de um trabalho sério, de credibilidade e comprometimento, querem ajudar porque percebem o resultado e são inseridas nesta transformação social. É um momento de encontro das pessoas de bem e de alegria, que contagia outras tantas a também fazerem o bem. O convite é para que ‘se você acha que já fez um pouco, faça um pouco mais!’”, sugere.

O presidente do Mão Amiga, Juarez Fochesatto, explica que este é o maior evento realizado pelo projeto e que a renda desta edição possibilitará a inserção de mais 34 crianças de zero a seis anos em escolas de educação infantil particulares por um período de um ano. Metade da mensalidade é paga pelo projeto e a outra metade pelos pais, que são encaminhados ao mercado de trabalho e incentivados a manterem-se em atividade. “Atualmente, 1.200 crianças que não conseguem vaga no ensino gratuito são beneficiadas em 94 escolas por 900 padrinhos. Porém, temos conhecimento que mais quatro mil crianças ainda precisam de vagas em escolas infantis no município de Caxias do Sul”, informa o presidente.

O coordenador do Mão Amiga Gourmet, Luceval Delazzeri, garantiu que tudo ocorreu dentro da normalidade e que os cozinheiros além de oferecerem um alimento de qualidade, acolheram muito bem o público. “Todos trabalharam em prol do projeto que visa um futuro melhor para as crianças. Essa parceria e o resultado nos motiva a planejar a próxima edição”, afirma Delazzeri.

Projeto Mão Amiga – criado em 7 de setembro de 2009 por um grupo de voluntários, motivado pelo frei Jaime Bettega e sensibilizado com o número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social. O Mão Amiga acolhe as famílias que possuem crianças de zero a seis anos, que não foram contempladas com vagas nas escolas de educação infantil públicas do município de Caxias do Sul e encaminha para escolas particulares de educação infantil, parceiras do projeto, que reduzem os valores das mensalidades. O projeto paga 50% do valor da mensalidade da criança beneficiada e o restante é pago pelos pais, diretamente à escola parceira, sendo que um dos critérios é os pais estarem trabalhando.

Atualmente, o projeto possibilita o acesso de cerca de 1.200 crianças em mais de 90 escolas particulares de educação infantil. O projeto é mantido com doações de 900 padrinhos, eventos e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-COMDICA e Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. O Mão Amiga tem sede na Rua General Sampaio, 161 - Bairro Rio Branco, Caxias do Sul – RS. Informações com a coordenadora administrativa, Geni Onzi Isoppo, pelo telefone (54) 3223.5420 ou 9955.7861.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais