Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Juiza Marcela Arena diz que conciliação virtual tende a se tornar prática mais frequente em Marau

por Camila Agostini

Primeiro caso solucionado por meio de aplicativo ocorre no Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Marau

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação/trt4.jus.br

Pela primeira vez, a conciliação virtual foi o método utilizado pela Justiça para solucionar processo trabalhista que tramitava em Marau. A juíza Marcela Casanova Viana Arena está à frente da iniciativa que, ainda é uma novidade, mas tende a se tornar mais comum por interesse da própria magistrada.  

A reclamatória foi ajuizada por um trabalhador perante à extinção do contrato de trabalho em empresa do município. Em uma primeira audiência, as partes não mostraram interesse na conciliação. No decorrer do processo, porém, o trabalhador se mudou para o estado do Mato Grosso e, na véspera da segunda audiência, informou que não teria possibilidade de se deslocar a Marau. Assim, a juíza responsável pelo caso sugeriu a criação de grupo no WhatsApp. A sugestão foi acatada por todos e, em um período de apenas 15 dias, os advogados conversaram com seus clientes e enviaram suas propostas pelo aplicativo. Ao final, chegou-se a um acordo.

“O uso desta ferramenta propiciou a solução consensual do conflito de maneira mais célere, e as partes envolvidas ficaram bem satisfeitas. Não fosse assim, o processo se estenderia até o mês de setembro, isso se ambas as partes pudessem comparecer”, destaca a juíza Marcela Arena. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio. 

A perspectiva é de que novos casos possam ser solucionados sob esta mesma sistemática. No Posto Avançado da Justiça de Marau, a juíza tem selecionado processos que apresentam características mais favoráveis à prática, de modo que seja ampliado esse tipo de conciliação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais