Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto Hospedagem Solidária funciona em novo endereço a partir deste sábado (25), em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Novo local fica na área central da cidade, em frente ao Colégio La Salle Carmo

Um dos espaços onde será abrigado os moradores em situação de rua
Foto: Rodrigo Fischer/Tua Rádio São Francisco

O projeto Hospedagem Solidária vai funcionar em um novo local a partir deste sábado (25/06), em Caxias do Sul. O espaço fica no Centro da cidade, na rua Os Dezoito do Forte, nº 1.771, em frente ao Colégio La Salle Carmo. O prédio pertence a Diocese de Caxias, que realiza o projeto por meio da Fraternidade O Caminho e da Pastoral das Pessoas.

O edifício, ao todo, conta com cinco andares. No térreo será realizado o cadastro dos moradores em situação de rua, onde também vão passar por um processo de triagem. No 2º piso, eles poderão deixar seus pertences pessoais e serão distribuídas doações da comunidade aos abrigados, como roupas e calçados. O andar ainda tem cozinha e refeitório. Já no 3º piso foram separadas cinco salas que servirão como dormitórios, onde 60 homens poderão passar a noite.

Só neste ano é a terceira vez que o Hospedagem Solidária necessita ser transferido. O projeto iniciou de forma emergencial na Paróquia Sagrada Família, depois passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Devido a agenda de atividade dos locais, a ação precisou buscar alternativas de lugares. A Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Jardelino Ramos, e o ginásio esportivo do Seminário Nossa Senhora Aparecida também foram opções analisadas.

Para conhecer o novo local, o bispo diocesano de Caxias, Dom José Gislon, o frei Pietro de São Damião e a coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Terezinha Grasselli Mandelli, conduziram uma visita pelas instalações.

Conforme Dom José Gislon, o prédio da Diocese passou por uma série de intervenções para conseguir abrigar os moradores em situação de rua. Foram feitas adequações na parte elétrica e hidráulica, além de toda cozinha, que recebeu materiais doados pela comunidade.

O frei Pietro de São Damião conta como foi o processo de escolha do prédio na área central da cidade. Segundo ele, o bispo Dom José Gislon, junto com outros pares, deu a ideia de acolher os abrigados no prédio. Foram vistos mais espaços, mas alguns não tinham condição para atendimento e outros ficavam muito distantes. Como se localiza no Centro, o frei afirma que facilita o trabalho de acolhimento.

A abertura da nova sede do Hospedagem Solidária terá uma celebração de festa junina. O horário de atendimento ocorre entre 19h30min e 20h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.

Doações e voluntários são importantes

Os organizadores salientam a importância da doação de roupas masculinas, meias, chinelos, cobertores, lençóis e também de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã.

As doações poderão ser entregues no novo endereço ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais