Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Programa Primeira Infância Melhor comemorou 10 anos junto à comunidade de Caxias

por Ivan Sgarabotto

Na ocasião, o Prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou decreto que institui diretrizes para ações que envolvem o PIM Caxias

Neste sábado, 20, o Prefeito Alceu Barbosa Velho participou na Praça Dante Alighieri, das comemorações do 10º aniversário do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Na tarde festiva, o Prefeito Alceu sancionou o decreto de nº 17.626 que institui diretrizes para ações que envolvem o PIM Caxias. O documento objetiva implementar ações específicas para o período gestacional e do desenvolvimento integral de crianças na primeira infância. Como forma de agradecer o apoio do Município, Elizangela Paula Boeira da Silva, no ato representando todas as famílias atendidas pelo PIM nesses 10 anos, entregou uma planta ao Prefeito Alceu Barbosa Velho.

Na ocasião, a representante do grupo técnico estadual, Ana Schneider, do grupo técnico municipal, Henriette Castro, e a monitora Luciana Cristina de Paula foram homenageadas pela dedicação atribuída ao programa nesses 10 anos. Além disso, a visitadora Juliana Bonatto entregou um Guia da Família à Elizangela. O Guia norteia o trabalho realizado com informações quanto à estrutura, funcionamento e aplicação do programa.

Por fim, o Prefeito, os gestores, as famílias e a comunidade deram um abraço coletivo ao redor do chafariz da Praça Dante em comemoração ao aniversário de 10 anos do PIM.

A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, ressaltou a importância da intersetorialidade junto com a Secretaria da Educação e da Fundação de Assistência Social. “Estamos muito felizes em comemorar os 10 anos do PIM, um programa minucioso com o ser que nasce, tendo como diferencial o atendimento em áreas carentes da cidade. Além disso, que visa aprofundar o vínculo familiar, observando a formação do cidadão e projetando-os na sociedade”, destacou.

O Primeira Infância Melhor (PIM) é um programa estadual instituído em Caxias do Sul no ano de 2005 para promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até a primeira infância. Caracteriza-se por um trabalho intersetorial que envolve a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Educação e a Fundação de Assistência Social.

Funciona por meio de visitas domiciliares semanais realizadas por visitadores capacitados e supervisionados por monitores. A cada visita, o profissional do PIM orienta as famílias por meio de atividades lúdicas, quanto ao desenvolvimento integral da criança, respeitando a cultura, as crenças, a realidade e as vivências das mesmas. As gestantes são orientadas a manter um acompanhamento pré-natal adequado e no cuidado com o bebê, estimulando o seu desenvolvimento saudável e, ao mesmo tempo, contribuindo para a redução das taxas de morbidade e mortalidade materna e infantil.

Cerca de 97% das famílias atendidas pelo PIM relatam que o programa modificou positivamente o modo de tratar os filhos, ajudando a entender melhor o seu desenvolvimento e as suas necessidades afetivas e de cuidado.

O PIM Caxias está ligado às ações do Programa Bebê Tem Hora Certa, cujo objetivo é incentivar a permanência da gestante na escola, a adesão à assistência pré-natal e o planejamento familiar pós-parto, além de informar sobre as mudanças físicas da gestação e aos cuidados com o recém-nascido fortalecendo o vínculo com o bebê.

Os números do PIM em Caxias do Sul

Desde 2005 o PIM já atendeu 4.510 famílias. Atualmente, 236 famílias são acompanhadas pelo Programa que atua nas comunidades Santa Fé, Canyon, Vila Ipê, Belo Horizonte, Portal da Maestra, Vergueiros, Vila Lobos, Adamatti, Conquista, Reolon, Mariani e Kayser. Além disso, há visitadores que atuam também pelo programa Bebê Tem Hora Certa em regiões do Município de acordo com a demanda.

A equipe é composta por 17 visitadores, quatro monitores, três integrantes do Grupo Técnico Municipal e um digitador. A partir do dia 29 de junho a equipe será acrescida de mais 15 visitadores, totalizando 40 profissionais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais