Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Senegaleses apresentam propostas de integração ao presidente do Parlamento

por Ivan Sgarabotto

Vereador Alberto Meneguzzi também foi informado que a associação do grupo já está formalizada com CNPJ na cidade

Foto: Vania Marta Espeiorin

Um grupo de senegaleses apresentou propostas de atividades de integração cultural ao presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi/PSB, em visita à sede do Legislativo, nesta sexta-feira, 19. Participaram da conversa o presidente da Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul, Abdou Lahat Ndiaye, mais conhecido por Billy, o comerciante Babacar Gning, e o presidente do Movimento Negro Imigrante no Brasil (MNIB), Demba Sokhna.

Os visitantes informaram que a associação do grupo já está formalizada na cidade com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que pode facilitar na realização de parcerias com órgãos públicos e outras entidades. Babacar e Demba disseram que o objetivo é tornar a associação ainda mais conhecida e que seja uma referência na integração e, especialmente, na valorização das culturas.

Conforme Babacar, esse grupo poderia se reunir periodicamente e pensar em atividades sociais, culturais e intelectuais envolvendo tanto os imigrantes quanto os próprios caxienses. Ele explica que, atualmente, os senegaleses não precisam de doações de alimentos porque se ajudam nesse aspecto. A necessidade é mais voltada à inserção social, à apropriação da língua portuguesa e dos serviços de saúde, e a trocas de experiências e de conhecimentos culturais.

O grupo destacou que diversas ações foram executadas na cidade, como o desfile África Fashion e um encontro de gastronomia senegalesa, contando com o incentivo e a presença da comunidade caxiense. Entretanto, para promoverem novas iniciativas, esperam contar com apoio do Parlamento e de demais entidades e órgãos públicos. Uma das ideias é organizar a Semana da África na cidade, adiantou Demba, ao mesmo tempo em que sugeriu à TV Câmara pensar em algum programa que fosse mais direcionado aos migrantes.

Meneguzzi informou que o Legislativo está aberto a todas as etnias e considerou necessário pensar numa política municipal de imigração. Também disse que levará as propostas e ideias do grupo aos diferentes setores e comissões parlamentares da Casa.

Ao final do encontro, Meneguzzi presenteou os senegaleses com o livro “Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul” e propôs uma próxima reunião para o mês de fevereiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais