Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Instituto da Audiovisão comemora 10 anos de atuação na comunidade

por Pablo Ribeiro

Instituição atua na educação, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual

Foto: Pablo Ribeiro

O INAV, Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul, comemora, no próximo dia 19 de fevereiro, 10 anos de atividades. Fundado em 2009, O Instituto oferece oportunidades de educação, habilitação e reabilitação visando à inclusão escolar, profissional e psicossocial de pessoas com deficiência visual para que possam viver de maneira saudável e independente.

A reportagem da Tua Rádio São Francisco esteve, na manhã desta sexta-feira (15), na sede do INAV conversando com a coordenadora do Instituto, Fernanda Ribeiro Toniazzo. A entrevista completa você pode acompanhar AQUI.

Atualmente, o INAV atende gratuitamente 160 pessoas, desde crianças que nascem com cegueira até adultos que, por motivos diversos, perderam a visão parcial ou total e precisam reaprender a viver. Os atendimentos prestados pelo INAV são interdisciplinares, com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, assistência social que incluem aulas de orientação e mobilidade, técnicas de culinária e outras ações de promoção da independência. A arteterapia também é parte do currículo de atividades, a partir dos grupos artísticos, como aulas de canto, de teatro, de violão e artesanato.
 

Tecnologia assistiva

O INAV se destaca, também, por disponibilizar o atendimento em tecnologia assistiva, que consiste em um conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e Inclusão. .

Dentre os recursos assistivos ao deficiente visual estão desde a bengala até um óculos para leitura de textos e ambiente, como é o caso do ORCAM, recém adquirido pelo Instituto. Trata-se de um dispositivo portátil de visão artificial que permite que pessoas com deficiência visual compreendam o texto e identifiquem objetos por meio de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.

A sede do INAV está localizada na A. Independência, 1360, no bairro Cristo Redentor. Para mais informações, o telefone é o 54 3226-6262, e o site www.inav-caxias.net.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais