Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aumenta em 65% a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA nos últimos 90 dias, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Levantamento levou em conta período em que iniciou a Campanha “TEAbraça”, da Câmara de Vereadores

Foto: Bruna Giusti/Divulgação

A confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) teve um aumento de 65%, em Caxias do Sul. Os dados são da FADERS, órgão responsável pela emissão do documento. O levantamento contou os últimos 90 dias, período em que foi lançada a campanha “TEAbraça”, encabeçada pela Câmara de Vereadores.

A ação tem apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas. Até junho de 2022, foram emitidas 283 carteirinhas para autistas do município. A campanha do Legislativo caxiense já recebeu atenção da comunidade escolar municipal e estadual, por meio de fixação de cartazes. O projeto também ganhou destaque em dez linhas do transporte coletivo de Caxias do Sul, através de busdoor e apoio visual dentro dos veículos.

A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da FADERS. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento.

A carteirinha contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal ou cuidador.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais