Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha de vacinação de reforço contra a febre aftosa encerra nesta terça-feira

por Ivan Sgarabotto

Os criadores que tem direito a vacina doada pelo Estado devem retirar os frascos de vacina na Inspetoria Veterinária

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul, informa que a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, em todo o Rio Grande do Sul, para bovinos e búfalos de todas as idades, encerra nesta terça-feira, dia 31 de maio.

Segundo a Inspetoria Veterinária e o Comitê Municipal, para receber a vacina doada pelo Estado, o produtor deve atender os critérios do Pronaf e Pecfam, possuir o rebanho com até 10 cabeças, ter vacinado os animais na última etapa vacinal e pago as multas.

Os criadores que tem direito a vacina doada pelo Estado devem retirar os frascos de vacina na Inspetoria Veterinária. “A aplicação da vacina será de responsabilidade do proprietário dos animais, que deve apresentar caixa de isopor com gelo para transportar os frascos de vacina até a sua propriedade”, informa a chefe da Inspetoria, a médica veterinária Luiza Virginia Caon.

A veterinária explica ainda que os criadores que compram vacinas devem passar nas agropecuárias credenciadas para adquirir a vacina. “Estes deverão apresentar a nota fiscal de compra da vacina, com o nome do produtor titular do cadastro na Inspetoria Veterinária. O prazo final para apresentar a nota fiscal é o dia 07 de junho. Não será mais necessário autorização para compra da vacina. O transporte da vacina também deverá ser feita em caixas de isopor com gelo”. E ensina. “Após a aquisição da vacina, comprada ou doada, o produtor terá cinco dias para aplicar nos animais”.

Durante a campanha de vacinação, a liberação para o trânsito de bovinos fica condicionada a aplicação da vacina antiaftosa, ou seja, os produtores que venderão bovinos, devem antecipar a vacinação do seu rebanho. Animais destinados ao abate, durante o período de Campanha Vacinal, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação.

A Inspetoria Veterinária está à disposição para esclarecer dúvidas dos produtores rurais na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos. O telefone é 3209.8082.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais