Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

RS registra primeiro foco de influenza aviária em aves silvestres

por Taliane Radaelli

Sobe para 13 o número de focos confirmados em aves silvestres no Brasil

Foto: Reprodução/Correio do Povo

Foi confirmado na noite desta segunda-feira, 29/05, o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado do Rio Grande do Sul, na ave silvestre cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus). A ave foi encontrada na Estação Ecológica do Taim, sul do Estado. O local já foi interditado para visitação.

Outros dois casos em aves silvestres também foram confirmados: um Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) na Ilha do Governador, na capital do Rio de Janeiro, e um Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo), no município de Piúma no Espírito Santo.

Com os casos notificados nesta segunda-feira, 29/05, sobe para 13 o número de confirmações de casos em aves silvestres no Brasil, sendo nove no estado do Espírito Santo, três casos no estado do Rio de Janeiro e um no sul do Rio Grande do Sul.

A doença já foi identificada ao todo em seis espécies: trinta-réis de bando (Thalasseus acuflavidus), atobá-pardo (Sula leucogaster), trinta-réis-real (Thalasseus maximus), Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo), corujinha-do-mato (Megascops choliba) e cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus).

É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Deste modo, o Ministério da Agricultura pede para que a população evite contato com aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet.

O Mapa segue em alerta e informa que com a intensificação das ações de vigilância é comum e esperado o aumento de notificações sobre mortalidades de aves silvestres em diferentes pontos do litoral do Brasil.

O Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo de forma segura. O consumo de carne e ovos se mantém seguro no país.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais