Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Clima seco e frio favorece evolução do plantio do trigo no Rio Grande do Sul

por Aldoir Santos

O baixo preço do produto, aliado ao alto custo dos insumos, tem estimulado muitos triticultores a reduzirem as doses de fertilizante no momento do plantio

As condições meteorológicas registradas no início da última semana, com clima seco e baixas temperaturas, favoreceram o plantio das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. As lavouras já semeadas no Estado alcançam 42% da área programada inicialmente, e 38% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira 25/06, o frio também estimula o perfilhamento da cultura e torna as plantas menos suscetíveis a doenças, beneficiando o trigo nessa fase inicial.

O baixo preço do produto, aliado ao alto custo dos insumos, tem estimulado muitos triticultores a reduzirem as doses de fertilizante no momento do plantio. Entretanto, na região do Planalto, os técnicos da Emater/RS-Ascar destacam a boa tecnologia que está sendo utilizada, principalmente com a fertilização de base. Muitos agricultores estão negociando pacotes de insumos para pagamento na safra em troca de trigo.

Nos Campos de Cima da Serra, onde a semeadura do trigo ocorre por último no Estado, o início da implantação das lavouras ocorreria nos últimos dias, mas o clima foi desfavorável, com chuvas frequentes, mantendo alta umidade do solo e impedindo a operação de plantio do trigo.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais