Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Retorno das chuvas favorece desenvolvimento do trigo no Estado

por Ana Lúcia Jacomini

Produtores rurais também se dedicam a planejar as culturas de inverno

Semana foi caracterizada por amplitude térmica
Foto: Divulgação/Emater

Os últimos 10 dias foram caracterizada por temperaturas variadas, partindo do frio intenso com geadas até temperaturas mais amenas, especialmente no período da tarde. O período configurou boa incidência de radiação solar para as plantas. A análise consta no mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater.

De acordo com o documento, esse cenário favoreceu o desenvolvimento do trigo no Rio Grande do Sul, fazendo o plantio chegar a 97% da área prevista em todas as regiões, sendo que a ampla maioria das lavouras está fase de germinação e desenvolvimento vegetativo e 3% já se encontra em floração.

Em relação a canola, outra cultura com importante área plantada no estado, já iniciou a maturação das primeiras lavouras, implantadas. A maior parte das plantações vinha apresentando bom desenvolvimento e boa sanidade. Porém, a geada ocorrida em 19 e 20 de julho aumentou a preocupação dos produtores em relação ao potencial prejuízo nas lavouras em floração e enchimento de grãos, pois as flores da canola são muito sensíveis à geada, com possível abortamento e má formação das síliquas – fruto da canola. Produtores dão andamento à adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo; nas demais, não há necessidade de controle fitossanitário.

Já o cultivo da cevada, em geral têm se mantido com desenvolvimento adequado, bom estande de plantas e bom estado fitossanitário, devido ao tempo favorável e à disponibilidade de água nos solos proporcionada pelas últimas chuvas entre 14 e 15 de julho. Produtores realizam o controle de plantas invasoras e a aplicação de adubos nitrogenados em cobertura.

Na região do Planalto Gaúcho, conforme a Emater, os produtores já estão fazendo também o manejo das plantas de cobertura com predomínio de gramíneas e preparando o solo para os plantios de verão. Produtores de soja buscam informações e planejam atividades visando acesso às opções de crédito rural disponibilizadas pelo atual Plano Safra. Agricultores enquadrados no Pronaf também procuram informações sobre o programa piloto de Seguro Rural, visando garantir subvenção de 60% do prêmio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais