Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

FETAG faz reuniões sobre a pauta do Grito da Terra Brasil

por Ivan Sgarabotto

O evento ocorre no dia 31 de maio

Foto: Leonardo Ozório/Seduc

A Fetag realizará no dia 31 de maio a 22ª edição do Grito da Terra Brasil em Porto Alegre. Mais de três mil pessoas já foram confirmadas pelas 23 Regionais Sindicais da Federação, que englobam 350 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e suas extensões de base. Com o lema "Para nossa permanência no meio rural: Terra, Saúde, Educação e Previdência Social", a direção da Fetag entregou na última quinta-feira, dia 19, a pauta ao governador do Estado, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse ao governador que neste ano o Grito será diferente e as reivindicações se concentrarão em cinco secretarias: Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); Meio Ambiente (Sema), Saúde e Educação. “Queremos ouvir como essas pastas estão trabalhando e com isso melhorar os programas voltados à agricultura familiar”, justificou. O governador, por sua vez, falou em entendimento, paciência e tolerância. “Se apostarem no caos não há saída. A Fetag tem credibilidade e vocês o direito de influenciar para construirmos programas novos ou sepultar os inadequados”, observou Sartori.

Na segunda-feira, dia 23, houve uma audiência na Secretaria da Fazenda para tratar sobre Nota Fiscal Eletrônica. Hoje (24) estiveram na sede da Fetag para negociar a pauta o secretário Ernani Polo, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a secretária do Meio Ambiente, Ana Pelini, e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Dionatan Tavares, diretor do Departamento de Agricultura Familiar, que representou o secretário Tarcísio Minetto, que está em Brasília. Eles foram recebidos pelos diretores Nestor Bonfanti, Pedrinho Signori e Diana Hanh Justo, além dos assessores do Departamento de Política Agrícola e Agroindústria.

Ainda pela manhã a coordenadora estadual de Mulheres da Fetag, Lérida Pivoto Pavanelo, esteve na Secretaria da Saúde, acompanhada das assessorias dos deputados Elton Weber e Miguel Bianchini, onde foi recebida pelo secretário adjunto Francisco Paz. Também a 1ª secretária, Diana Hahn Justo, teve reunião na Secretaria da Educação, com o diretor-superintendente de Educação Profissional/Suepro, Eloi Flores da Silva, e o secretário adjunto, Luís Antônio Alcoba de Freitas. Participaram do encontro na Seduc a assessoria pedágógica da Secretaria, a assessoria do deputado Elton Weber e a assessora de Educação do Campo da federação, Paula Rosana Fortunato.

Na próxima segunda-feira, dia 30, uma nova rodada de negociações foi acertada, desta vez com a participação da Secretaria da Fazenda, Secretaria Geral de Governo e Casa Civil. E no dia 31, as manifestações em Porto Alegre, que culminarão em audiência com o governador Sartori para dar as respostas ao pleito dos trabalhadores rurais. Joel explicou que o documento entregue ao governo do Estado está centrado em três pontos fundamentais: saúde, previdência e políticas públicas para a agricultura familiar.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais