Programa Jovem do Agro incentiva protagonismo juvenil no meio rural em Marau
Aulas combinam conhecimento técnico e desenvolvimento de lideranças
O Programa Jovem do Agro, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Marau e o Instituto Manager, conta com mais de 40 jovens residentes nas comunidades rurais de Marau.
Iniciado em 2025, o programa conta com duas turmas ativas, com aulas realizadas nos distritos de São Miguel e Veado Pardo, atendendo também estudantes das demais comunidades do interior do município.
Com atividades práticas e teóricas, o programa aborda temas como manejo de solo, mecanização agrícola, manejo animal, culturas de verão e inverno, entre outros.
Além do incentivo da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o projeto conta com o acompanhamento da Secretaria de Educação.
As aulas são conduzidas em parceria com a professora Letícia Debona, do Instituto Manager. O curso tem duração de um ano. No entanto, a Prefeitura de Marau já estuda a possibilidade de renovar a parceria para garantir a continuidade da formação dos alunos que ingressaram em 2025, além de ampliar o atendimento para que mais jovens possam participar do programa.
Comentários