Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Seminário em Vacaria irá abordar fruticultura de precisão

por Aldoir Santos

Com o tema Uso de ferramentas de precisão para aumento da produtividade e qualidade na produção de maçãs, evento acontece em maio

Novas tecnologias aumentam a produtividade dos pomares (foto: arquivo)
Foto: Divulgação

A Agapomi em conjunto com Mussatto Consultoria Rural, Proterra Engenharia Agronômica eEmbrapa Uva e Vinho – Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado realizam a apresentação do programa do III Seminário Internacional de Fruticultura na próxima quinta-feira, 25/02 a partir das 19h, na Galeteria Bortoluz.

Fabiano Mussatto, Vice-Presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã – Agapomi, afirma: “Antigamente, na época dos nossos pais, o estudo significava para as pessoas do campo uma oportunidade de “sair da roça”, era comum o conselho dos mais velhos. Se você quer sair da roça tem de estudar.Este conselho mudou. Se quisermos nos manter na roça é melhor estudarmos, Se você quiser se manter na produção tem de estudar.E é o que diremos aos nossos filhos, provavelmente que se quiserem continuar nossa atividade, porque é melhor serem especialistas, uma formação superior ou um curso técnico não será suficiente” - avalia.

Mussatto acredita que “chegamos a um nível de investimento que a lucratividade não está mais somente no controle de custos, parafraseando Dr. Oscar Carrasco Rodrigues (palestrante confirmado para a primeira tarde do III Seminário), para aumentar a margem em U$ 1mil/ha é mais fácil obter este retorno investindo U$ 10mil/ha que cortando os custos de produção, ou seja, não temos mais onde cortar”.

O vice-presidente da Agapomi diz ainda que “hoje em dia circulando pelos pomares brasileiros observamos muitas iniciativas de mecanização, uso de plataformas, aproveitamento melhor de máquinas - coisas que aconteceram sobre a influência do I Seminário em que o enfoque era mecanização. Se observarmos mais um pouco vemos que não é discutida mais a importância de arqueamento, temos a compreensão de sua necessidade, da densidade de plantas, dos redutores de crescimento, da otimização da adubação, influência do II Seminário cujo enfoque era Condução e Nutrição.Somos um setor carente de informação, mas quando temos acesso a ela, aprendemos rápido, e nesse segmento, a fruticultura não perdoa”. O Seminário Internacional de Fruticultura será realizado de 18 a 20 de maio na Casa do Povo.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais