Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Concurso elegerá melhores produtos das agroindústrias familiares na Expointer

por Aldoir Santos

Acompanhe informações da Expointer na programação da Tua Rádio

Concurso premia os melhores da agroindústria familiar em 9 categorias - Foto: Banco de dados/Palácio Piratini
Foto: Divulgação

O tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que ocorre no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, já tem as datas definidas. Em sua 8ª edição, o concurso avaliará os melhores itens nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel. 

O concurso busca incentivar a qualificação dos produtos das agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e priorizar as boas práticas de fabricação.

"O concurso é muito importante como uma forma de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias e incentivar os agricultores a continuarem na atividade, tornando os produtos cada vez mais competitivos, com o apoio do Estado”, afirma Covatti Filho, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

As avaliações, que ocorrerão às cegas, deverão analisar os produtos de acordo com os parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica do concurso. A comissão julgadora será formada por uma dezena de jurados, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos que receberem melhor pontuação serão classificados como 1º, 2º e 3º lugares.

O concurso é promovido pela Seapdr, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.

As categorias

Suco de Uva Integral (engarrafado)
Vinho Tinto de Mesa Seco
Vinho Tinto Fino Seco
Salame
Queijo Colonial
Cachaça Prata
Cachaça Envelhecida: classificação Premium
Cachaça Envelhecida: classificação Extra-Premium
Mel

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais