Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dia de campo aborda energia solar em Pinhal da Serra

por Aldoir Santos

Atividades foram coordenadas pela Emater de Pinhal da Serra

Placas foram demonstradas no dia de campo
Foto: Divulgação

A propriedade de Waldemar Longhi, da Capela São Cristóvão – Pinhal da Serra foi o local escolhido para a realização do dia de campo sobre tecnologias importantes para melhorar a produtividade e o desempenho das atividades rurais. O dia de Campo reuniu mais de 50 produtores de leite e pecuaristas familiares, que na oportunidade puderam receber informações sobre o uso da Energia Solar Fotovoltaica e o uso da Irrigação Automatizada em pastagens perenes.

O uso de energia solar fotovoltaica foi apresentado pelo agrônomo da Emater/rs Ascar Matias Felipe Kraemer,  de Mostardas, região sul do estado para trazer aos agricultores da região informações sobre esta importante ferramenta para o produtor rural. Na oportunidade Matias trouxe o relato do trabalho realizado em seu município e os resultados já conseguidos na sua região com o uso da energia solar. Segundo ele a energia produzida pelas placas fotovoltaicas é lançada na rede que alimenta a propriedade e desta forma toda a energia produzida gera créditos ao produtor que poderá utilizar a energia da rede e descontar do seu saldo, reduzindo assim o custo da conta de energia da propriedade.

Para o produtor de leite Gasparino Piardi o uso da energia solar pareceu bastante interessante, visto que hoje mais de 10% dos custos da produção de leite na sua propriedade é com energia elétrica e com a instalação do sistema de placas solares sem dúvida em pouco tempo se paga o sistema e passa a reduzir significativamente os gastos com energia elétrica.

Na parte da tarde o assunto abordado foi a irrigação de pastagens, onde a Gerente regional da Emater de Caxias do Sul Sandra Dalmina e os técnicos da Emater Roniel da Silva Motta e Luciano Carvalho da Silva falaram sobre o programa de irrigação Mais Água Mais renda. Destacou-se os resultados já alcançados até agora e a possibilidade de novos projetos serem encaminhados. Em seguida foi tratado sobre o uso da Irrigação Automatizada de pastagens o Engenheiro Agricola Lucas H. Lara Representante da NaanDanJain para a região sul do Brasi. Ele apresentou fatores decisivos na hora da implantação de um sistema de irrigação como a disponibilidade de água e energia. Ao avaliar estes aspectos é possível dimensionar um projeto de irrigação que seja eficiente, também ressaltou a importância da automação na irrigação da pastagem, visto que desta forma o agricultor reduz significativamente a mão de obra para irrigar e ainda se beneficia da tarifa verde que concede benefícios para quem utiliza a irrigação no período da noite, chegando a 60% de redução na tarifa de energia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais