Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Clima favorece o desenvolvimento de trigo no Estado

por Aldoir Santos

Canola também apresenta bom desempenho

Trigo é a principla cultura de inverno
Foto: Arquivo

 De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, há indicativo de ampliação da área cultivada com milho nesta safra, porém a área destinada à silagem deverá permanecer a mesma, podendo haver leve retração pelo abandono da atividade de bovinos de leite em algumas propriedades. Em todas as regiões produtoras, prefeituras e sindicatos seguem distribuindo as sementes de milho do Programa Troca-Troca.

A cultura do trigo, favorecida pelo clima, segue em desenvolvimento normal, bom stand de plantas e ótimo estado fitossanitário. O período frio permitiu um maior perfilhamento, e a menor frequência de chuvas favoreceu uma baixa incidência de doenças, como as manchas foliares e a ferrugem. No momento, os triticultores seguem com os tratos culturais, com aplicação preventiva de fungicida nas lavouras semeadas mais no cedo.

Nas Missões e Fronteira Noroeste, algumas lavouras de trigo estão em fase de elongação; nas mais adiantadas, a fase é de emborrachamento e floração. Em nível estadual, 3% da área cultivada com trigo se encontram nesta fase, contra uma média de 7% para a época.

Canola - A cultura se encontra nas fases de crescimento, floração e formação das síliquas, com bom padrão de lavoura, sendo concluída na semana a aplicação de fungicida para controle de doenças foliares. Os agricultores estão conduzindo as lavouras com bom padrão tecnológico, atraídos pelo bom preço e liquidez da cultura. A canola ingressa na fase crítica, na qual não tolera geada nem chuva excessiva. No Norte e Oeste do Estado, grande parte das lavouras está em florescimento, ocasionando uma paisagem muito bonita no contraste com as áreas esverdeadas dos trigais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais