Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Começa a colheita de trigo no Estado

por Aldoir Santos

A área estimada para essa safra é de 739,4 mil hectares, que corresponde a 37% da área brasileira

A colheita iniciou na região noroeste do Estado
Foto: Divulgação/ Foto: José Schafer, da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa

No Estado, 1% das lavouras de trigo já estão colhidas; 8% em fase de floração; em 27% delas o grão está em maturação; e a maior parte, 64%, está na fase de enchimento de grãos. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, a área estimada para essa safra é de 739,4 mil hectares, que corresponde a 37% da área brasileira de plantio com o cereal. E no levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, o preço médio do trigo no Rio Grande do Sul foi de R$ 39,73/sc., reduzindo 1,49% em relação ao da semana anterior.

A produção de canola prevista para a safra de inverno no RS é de 32,7 mil hectares, com rendimento médio esperado de 1.258 quilos por hectare. Atualmente, em 41% da área com a cultura, a fase é de enchimento de grãos, em 28% a fase é de colheita e 31% das lavouras já foram colhidas. Da área cultivada no RS, 93% se encontram em municípios das regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ijuí, Santa Maria, Bagé e Frederico Westphalen.

A área cultivada com cevada no RS, de acordo com a estimativa da Conab, responde por 36,6% da área da cultura no país. A Emater/RS-Ascar realizou levantamento da área implantada com cevada e identificou 42,4 mil hectares. O rendimento médio estimado fica na faixa de 2.073 quilos por hectare. Atualmente o cultivo se encontra com 30% das lavouras em fase de desenvolvimento de floração, 45% em enchimento do grão e 25% em maturação (encaminhando-se para o ponto de colheita). De modo geral, o desenvolvimento das lavouras no Estado está em acordo com a evolução esperada.

A área estimada pela Emater/RS-Ascar com plantio de aveia branca para grão é de 299,9 mil hectares, com produtividade esperada de 2.006 quilos por hectare. A área cultivada no RS corresponde a 78,8% da área estimada pela Conab para o Brasil (agosto, 2019). Das lavouras no Estado, 10% estão na fase de floração, 60% na fase de enchimento do grão, 10% em maturação (período pré-colheita) e 20% das lavouras foram colhidas.

Fonte: Emater 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais