Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Prazo para entrega da declaração de rebanho termina na segunda-feira

por Ana Lúcia Jacomini

Declaração é obrigatória para quem cria animais

Todo criador de animais precisa fazer a declaração
Foto: Reprodução/Canva

Restam dois dias para encerrar o prazo de entrega da declaração anual de rebanho junto às inspetorias veterinárias do Rio Grande do Sul. A prática é uma obrigação do produtor e, caso não seja realizada, provocará o bloqueio da propriedade para a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). O prazo, aberto desde junho, se encerra na segunda-feira, 31/10.

Anteriormente, a declaração de rebanho era feita junto à vacinação contra a febre aftosa. Com a retirada da vacina, ficou estabelecido o prazo de junho a outubro por conta da implantação de um novo sistema para realizar a declaração, mais completo e informativo.

O chefe da IVZ de Marau, médico veterinário Maurício Flores, alerta que há produtores que ainda precisam encaminhar o preenchimento do formulário. Para realizar a declaração, o produtor deve se dirigir até a sua inspetoria, realizar a atualização dos dados cadastrais e informar as quantidades de animais existentes na propriedade, conforme sexo, idade e, em algumas espécies, a aptidão produtiva.

Mesmo quem possui animais para consumo próprio, lazer ou trabalho precisa fazer a declaração. Bovinos, suínos, frangos de corte, poedeiras e reprodutoras, ovinos, abelhas, peixes e cavalos estão entre as espécies que precisam ser declaradas. Neste momento, o produtor atualiza os dados de nascimentos, mortes e inclusive roubos com a apresentação de boletim de ocorrência policial. A não informação dos dados pode resultar também em multa financeira.

Conforme o chefe do Departamento de Saúde Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fernando Groff, está no planejamento para os próximos anos que o próprio produtor possa fazer a declaração de forma informatizada, através do Sistema de Defesa Agropecuária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais