Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

ACSURS e ABCS apresentam histórico de melhorias da relação entre produtores de suínos e agroindústrias integradoras

por Taliane Radaelli

Os encontros foram realizados em Três Passos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e em Casca, no auditório da Mig-PLUS

Foto: Divulgação

A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul  (ACSURS) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) reuniram-se nos dias 4 e 5 de outubro com membros das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECS) e respectivas granjas para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Integração da ABCS nos anos de 2021 e 2022 em prol dos produtores integrados do estado. 

Valdecir Luis Folador, presidente da ACSURS, e Marcelo Lopes, presidente da ABCS, ressaltaram o histórico de melhorias da relação entre produtores de suínos e agroindústrias integradoras desde 2013, quando ainda se debatia o texto da Lei da Integração, sancionado em maio de 2016 – Lei 13.288.

“A ABCS e suas afiliadas sempre representaram todos os produtores de suínos, independentes e integrados. Uma prova desse trabalho foi nosso amplo envolvimento nas diversas reuniões com senadores, deputados e representantes das agroindústrias nos anos de 2014 e 2015 para viabilizar e conquistar a Lei de Integração, que hoje garante que vocês negociem os termos dos contratos nas CADECs”, disse Lopes.

A Lei de Integração trouxe um grande marco de representatividade e união para os produtores integrados, na medida em que cria um mecanismo de diálogo constante e coletivo dos produtores com suas agroindústrias.

Na visão das entidades o sistema só trouxe ganhos à produção de suínos, especialmente depois do trabalho de profissionalização das CADECs da Região Sul, promovido tanto pela ACSURS quanto pela ABCS a partir do ano de 2021, com o auxílio do consultor Nilton Hillesheim.

“O objetivo dessa rodada de conversa foi levar às lideranças a importância de se fortalecer cada vez mais esse sistema, que trata dos assuntos pertinentes e de interesse dos produtores para negociação com as integradoras, justamente com a proposta de melhorar todas as questões envolvidas na relação produtor e integrado”, comenta o presidente da ACSURS.

Os encontros foram realizados em Três Passos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e em Casca, no auditório da Mig-PLUS.

O Rio Grande do Sul é pioneiro na realização das reuniões entre integrados e integradoras, pois, antes mesmo da aprovação do texto legal, as CADECs já eram colocadas em prática com a iniciativa da ACSURS. Atualmente, estão constituídas no estado sete CADECs, com trabalho de consultoria desenvolvido pela ACSURS e ABCS: UPL e Crecheros JBS Vale do Taquari e Serra; Terminadores JBS Unidade Ana Rech; UPL, Creche e Terminadores JBS Seberi e Três Passos e CADEC SPL BRF.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais